O que é uma cobrança ilícita?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

O que é cobrança indevida? A cobrança indevida ocorre quando um fornecedor de produtos ou de serviços exige que você pague um valor que na verdade você não deve. Isto pode acontecer tanto por algum erro ou engano da parte cobradora, como também infelizmente por má fé.

Como comprovar a negativação indevida? Ao se certificar de que teve o nome negativado indevidamente, emita o comprovante de nome negativado, também conhecido como extrato de negativação do Serasa. A consulta do seu CPF é, dentre outras, uma das principais provas para comprovar que você sofreu uma negativação indevida.

Cobrança indevida gera direito a indenização de R$ 10 mil para consumidor.

Em caso de cobrança indevida, o consumidor deve entrar em contato com a prestadora e solicitar uma nova via da conta, sem as chamadas e/ou os serviços que não foram reconhecidos. Nesta situação as operadoras de telefonia têm o prazo de 30 dias a contar da contestação para responder o consumidor.

Desta forma, caso verifique uma cobrança indevida em sua conta, procure os meios de defesa do consumidor como PROCON e Consumidor.gov, ou uma boa equipe jurídica para lhe auxiliar rapidamente com a resolução do problema, fazendo valer seus direitos, sem mais prejuízos.

Cobrança indevida gera dano moral? Sim, os tribunais têm determinado que casos de cobranças indevidas configuram dano moral. Porém, para não precisar chegar a um tribunal para resolver a questão, tente junto à empresa e caso não consiga procure o PROCON da sua cidade. Em geral, o PROCON consegue resolver as questões.

recurso CONHECIDO E PrOvido. A cobrança indevida de dívidas gera dano moral quando a empresa promove a cobrança excessiva de valor não devido pelo consumidor. A indenização por danos morais deve ser fixada de acordo com os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.

As empresas de cobrança não têm permissão para ligar dezenas de vezes por semana ou ameaçar leiloar os bens do endividado. É muito comum tentar amedrontar e coagir as pessoas que estão endividadas, para que elas, temerosas, paguem a dívida rapidamente.

O devedor não se eximirá de pagar o que deve, mas poderá receber uma indenização por danos morais causados pela ação de cobrança abusiva. Cabe, portanto à assessoria bem preparada, cobrar e receber os créditos de seus clientes com o menor risco possível de um pedido indenizatório pelo devedor.

Ela estabelece prazo de até dez dias para que o consumidor seja ressarcido por valores cobrados indevidamente. O prazo será contado a partir da data em que o consumidor fizer a reclamação junto à empresa.

Todavia, diante da nossa experiência, baseando-se em mera expectativa, acreditamos que um processo judicial pode demorar em média de 6 meses a 2 anos. Quando falamos em 6 meses é justamente quando o devedor é citado da ação judicial e entra em contato para realização de um acordo. Isso é muito comum.

42 - Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Se isso ocorrer, ele deve formalizar uma reclamação por escrito, procurar o Procon e/ou ingressar com uma ação judicial exigindo reparação de danos. Para boa defesa dos seus direitos, procure um (a) advogado (a) da sua confiança!

Para o suporte profissional de advogado especialista em cobranças indevidas, considere os serviços do escritório Lehmann Advogados. Atuamos em todo o Brasil. P.S.: Prezado(a), a partir do relato do caso poderemos solicitar informações complementares para dar andamento ao seu atendimento.

O dano moral é a violação da honra ou imagem de alguém. Resulta de ofensa aos direitos da personalidade (intimidade, privacidade, honra e imagem). O dano estético configura-se por lesão à saúde ou integridade física de alguém, que resulte em constrangimento.

A cobrança indevida é aquela que se baseia em crédito discutível ou inválido. A cobrança abusiva é aquela que ultrapassa o limite do razoável, e causa transtorno aos devedores. A indevida gera o dever de pagar EM DOBRO o valor cobrado indevidamente. A abusiva configura-se CRIME.

A possibilidade de fazer a reclamação por meio do consumidor.gov.br está prevista no Código de Defesa do Consumidor.

Segundo ele, em casos de indenização decorrente de indevida negativação, a jurisprudência, tanto do TJPB, quanto do Superior Tribunal Justiça, tem considerado razoável a quantia de R$ 10 mil, até como forma de desestimular novas práticas dessa espécie.

Quando pode acontecer a cobrança de dívida já paga? Normalmente, a cobrança de uma dívida que já foi paga pode acontecer quando a empresa se esquece dar baixa no pagamento da dívida. Dessa forma, sem o registro oficial do pagamento, a empresa continua exigindo que o consumidor pague o valor.

As organizações, portanto, não podem usar uma linguagem chula, intimidadora ou ameaçadora no momento da cobrança, submeter à pessoa a torturas psicológicas, fazer insultos ou inventar taxas, juros e multas inexistentes com a intenção de deixar o cliente com medo.