O que é uma cirurgia de laparotomia?

Perguntado por: idias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Cirurgia Laparotomia exploradoraé uma manobra cirúrgica que envolve uma incisão através da parede abdominal para aceder à cavidade abdominal. É também conhecida como celiotomia. A laparotomia diagnóstica, a natureza da doença é desconhecida, e a laparotomia é necessária para identificar a causa.

Para uma resposta precisa é necessário saber o motivo da laparotomia, o tamanho da incisão e o quadro clinico do paciente. Entretanto, em linhas gerais, o prazo de 90 dias é considerado para uma recuperação plena caso o pós-operatório tenha transcorrido bem. Espero ter ajudado!

Qualquer especialista em cirurgia geral que se sinta habilitado, pode realizar o procedimento.

Como se trata de um procedimento invasivo em que é necessária anestesia geral, podem haver complicações relacionadas ao procedimento, assim como problemas relacionados à coagulação, aumento do risco de hemorragias e infecções, formação de hérnias e dano a algum órgão localizado na região abdominal.

Entre as indicações estão causas inflamatorias/infecciosas como apendicite supurada, colecistite, diverticulite perfurada e outros. Existem ainda causas de perfuração de vísceras, como ulcera perfurada, perfuração intestinal por corpo estranho deglutido anteriormente e outros.

Laparotomias medianas, normalmente deixam cicatrizes com grandes dimensões e com certo grau de depressão, devido a maior quantidade de fibrose e aderência à aponeurose.

O procedimento anestésico habitualmente utilizado para uma laparotomia é a anestesia venosa e inalatória, geral, e de muito boa prática, associada à um outro procedimento raquiano, peridural com cateter ou raqui anestesia, com a intenção de conciliar relaxamento adequado, redução na circulação de drogas anestésicas e ...

PERMANECE EM DECÚBITO DORSAL, COM AS PERNAS FLEXIONADAS, AFASTADAS E APOIADAS EM PERNEIRAS ACOLCHOADAS, E OS BRAÇOS ESTENDIDOS E APOIADOS EM TALAS.

*Os primeiros dias após a cirurgia deve-se evitar ácidos (limonada, tangerina ou algum suco) e bebidas que contém açúcar. *Também não se deve ingerir alimentos que contenham muita gordura ou beber álcool.

Não há uma limitação quanto à posição de dormir. Pode ser adotada qualquer posição que não provoque dor. Porém, caso haja infecção da ferida operatória (o "corte"), pode não ser aconselhável dormir em decúbito ventral (de barriga para baixo).

O valor do procedimento varia de acordo com o hospital e características do paciente. Em geral, essa cirurgia pode custar entre 10 e 60 mil reais.

No caso de uma laparotomia, o maior ciudado deve ser com a incisão mediana ou transversal inferior (Pfannenstiel). Os esforços físicos que exijam do abdome devem ser evitados nos primeiros 45 a 60 dias, inclusive a atividade sexual, para levar a um menor risco de hérnia incisional.

Qual a dieta indicada apos laparotomia exploradora? Tem que ser levado em consideração se foi feito algo mais do que a exploração da cavidade abdominal. Mas no geral deve-se dar preferência a uma alimentação leve, de fácil digestão e pouco fermentativa.

Quais são os cuidados de Enfermagem no Pós Operatório de uma Laparotomia?

  1. Realizar balanço hidroeletrolítico;
  2. Realizar troca de curativos;
  3. Atentar para sinais flogísticos e anotar;
  4. Auxiliar o paciente na higiene corporal;
  5. Administrar medicamentos prescritos pelo médico;
  6. Monitorizar sinais vitais.

A presença da dor no pós-operatório dificulta a mobilização ativa, restringe o esforço para a tosse produtiva, leva à hipoventilação e compromete o estado geral do paciente operado. Geralmente é mais intensa nas primeiras 24 a 36 horas, sendo que na maioria dos casos já se observa melhora nas primeiras 48 horas.

Cuidados operatórios
A cirurgia de emergência normalmente é realizada através de uma incisão vertical na linha média, que se pode estender do apêndice xifoide à sínfise púbica, se necessário. Uma incisão vertical na linha média é realizada através da pele, tecido subcutâneo, linha alba (bainha do reto) e peritoneu.