O que é uma ciência social aplicada?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

O que é ciências sociais aplicadas? As ciências sociais aplicadas é uma das áreas do conhecimento, que estuda não só as ações e o conhecimento de seres humanos mas também no relacionamento que as pessoas têm com o que está em sua volta.

Graduações desse ramo lidam com uma perspectiva mais voltada para o indivíduo, enquanto as Ciências Sociais Aplicadas avaliam o comportamento das pessoas em comunidade. Dessa forma, um acadêmico do Direito se debruça na relação entre os cidadãos e as normas que regulam determinada sociedade.

Ainda hoje as ciências sociais são divididas em três áreas: a antropologia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; a ciência política, centrada nos temas do poder e a sociologia, voltada para o estudo das relações em sociedade.

Enquanto a ciência aplicada busca criar produtos, gerar patentes, novas tecnologias, a ciência básica procura entender alguma coisa, gerar conhecimento. Apesar de terem objetivos aparentemente divergentes, as duas estão intrinsecamente ligadas.

As áreas do conhecimento são:

  • Ciências Exatas e da Terra.
  • Ciências Biológicas.
  • Engenharias.
  • Ciências da Saúde.
  • Ciências Agrárias.
  • Linguística, Letras e Artes.
  • Ciências Sociais Aplicadas.
  • Ciências Humanas.

Ciências exatas, humanas e biológicas são as três principais áreas do conhecimento. Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais.

Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.

As ciências humanas integram conhecimentos que tratam dos aspectos do homem como indivíduo e ser social. Já as ciências naturais têm como objetivo o estudo da natureza, seus aspectos físicos, químicos e biológicos.

Reforçando essa ideia, Whitley (apud AUGUSTO; WALTER, 2008), assegura assim que a administração pode ser classificada como ciência social, visto que seu objeto de estudo se constitui de fenômenos de ordem social, ou seja, do estudo e da melhoria da coordenação e do controle de atividades humanas associadas.

As Ciências Humanas abrangem os conhecimentos sobre as complexidades da sociedade humana, procurando compreender suas relações, suas criações e os fenômenos sociais, históricos e culturais que a cercam. Ou seja, o ponto comum entre as Humanidades é ter o ser humano como seu objeto de estudo ou seu foco de análise.

O cientista social é o profissional que estuda os fenômenos, as estruturas e as relações características das organizações sociais, culturais, econômicas e políticas.

Qual é o salário do Cientista Social? De acordo com os dados do CAGED, disponibilizados no site Salário.com, a remuneração média do cientista social é de R$ 6.693,61. Vale ressaltar que os valores podem variar de acordo com a empresa contratante e atribuições relacionadas ao profissional.

Disciplinas relacionadas
No colégio, as disciplinas de exatas são: Matemática. Física.

Nas ciências sociais são estudados todos os aspectos importantes relacionados a uma sociedade: suas origens, processos históricos, funcionamento, aspectos de desenvolvimento, transformações sociais, conflitos, características culturais e hábitos.

As Ciências Sociais possuem um papel essencial para compreender a importância das questões culturais e comportamentais dos indivíduos e dos grupos para a sociedade.

Indagar, questionar e refletir. Afirmar, negar e construir o novo. Conhecer, entender e ampliar a consciência. Esses são os contributos das ditas ciências sociais e humanas para a sociedade.

Exemplos de pesquisa aplicada também podem ser: o estudo da aplicação de determinados produtos na vida de um animal, de acordo com os objetivos propostos. Mas como fazer isso? Será necessário: Ter conhecimento do ambiente de aplicação.

A pesquisa aplicada é projetada para se concentrar em fornecer soluções práticas para um problema específico. É uma forma de pesquisa que envolve indagações voltadas para a solução de um fenômeno, um campo de estudo ou tópico de pesquisa que geralmente emprega metodologias empíricas.

É uma investigação original concebida pelo interesse em adquirir novos conhecimentos. Visa determinar os possíveis usos para as descobertas da pesquisa básica ou definir novos métodos ou maneiras de alcançar um certo objetivo específico e pré-determinado.

Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.

A ciência é uma forma sistemática de aquisição de conhecimentos, baseada em um método objetivo e bem definido, conhecido como método científico. A ciência visa à descrição e à explicação de fatos e fenômenos da natureza, de maneira que seja possível formular teorias, previsões e leis.