O que é uma cidade não planejada?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

As cidades não planejadas, chamadas também de cidades espontâneas, são aquelas sem nenhum planejamento urbano e que acabam se constituindo no decorrer do tempo conforme as pessoas se estabelecem, geralmente nas proximidades de rios e rodovias.

Algumas cidades surgem espontaneamente e vão crescendo pouco a pouco, com a atividade comercial ou a instalação de indústrias. São as chamadas cidades espontâneas. Outras cidades foram planejadas, que surgiram para atender a interesses políticos ou econômicos. São as cidades planejadas.

Uma cidade planejada é aquela construída a partir de um projeto detalhado por profissionais especializados, como arquitetos, engenheiros e urbanistas, visando minimizar os problemas comuns aos processos de urbanização e levar mais qualidade de vida aos moradores, comerciantes e todos que se relacionam com a cidade.

Sem planejamento urbano, o resultado é o crescimento desordenado das cidades e suas consequências, como poluição do ar e dos rios, degradação do solo e do ecossistema nativo, risco de enchentes e deslizamentos de moradias irregulares, excesso de ruídos (poluição sonora), entre outros.

As cidades planejadas se diferenciam das chamadas cidades “naturais” por partirem de algum projeto pré-definido. Em geral, são construídas a partir de áreas onde antes não existia nenhum núcleo urbano significativo. Elas são essencialmente idealizadas segundo uma teoria norteadora.

Confira quais são as maiores cidades planejadas do Brasil.

  • Salvador. Salvador é uma das cidades mais antigas do País, com 472 anos. ( ...
  • Brasília. Brasília foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1987.(Unsplash/Reprodução) ...
  • Belo Horizonte. ...
  • Goiânia. ...
  • Aracaju. ...
  • Palmas. ...
  • Teresina.

Folha de S. Paulo - São Luís é 1ª cidade planejada (com foto) - 30/08/98.

Planejada para ser a capital federal do país, a cidade foi escolhida por sua localização no interior, que foi vista como uma forma de defesa contra ataques marítimos, além de ajudar a afastar possíveis protestos e também para tornar a região central do país mais desenvolvida.

cidade de Brasília

1. Brasília. Criada para ser a capital federal, a cidade de Brasília é o exemplo mais emblemático brasileiro de uma cidade planejada. Os planos de construção da cidade são antigos e já remetem à época do Brasil Colonial.

Cidade do Poder
Propositalmente, Belo Horizonte foi planejada para ser a sede do Governo Mineiro, uma cidade com muitas praças, arborização, iluminação, bondes e telégrafos.

Cidades planejadas contam com mais espaços verdes, áreas de lazer, melhor distribuição de serviços, transporte público eficiente e consequentemente melhoria da mobilidade urbana, além de outros aspectos que favorecem o bem-estar da população e funcionamento da cidade.

Dessa forma, uma cidade planejada conta com mais áreas de lazer e esporte (que são bem localizadas e distribuídas), áreas verdes, ruas mais largas e com menos trânsito, escolas bem distribuídas, serviços públicos mais eficientes (como transporte público de qualidade e que atenda a todos os moradores), entre outros ...

O problema do crescimento desordenado
Entre os problemas ambientais, podemos destacar a poluição, inversão térmica, chuva ácida, deslizamentos de terra, enchentes e ilhas de calor. Isso tudo devido a ocupação de áreas irregulares, o que resulta em poluição e lixo de uma infraestrutura urbana inadequada.

“Cidades planejadas também têm uma ótima economia urbana, atraindo mais investimentos que, por sua vez, rodam as atividades econômicas de uma forma mais rápida. Organização, infraestrutura de qualidade, saneamento básico… Tudo isso faz diferença para as pessoas e, também, para a economia do local”, disse.

A falta de planejamento nas empresas tem como uma de suas consequências o desconhecimento sobre a própria organização. É durante o processos de construção do planejamento estratégico que são identificados os pontos fortes da empresa e suas fraquezas, bem como as oportunidades e as ameaças que rondam o negócio.

Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI?

  • 1 – Lixo urbano. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70% da população mundial viverá em cidade até 2050. ...
  • 2 – Poluição do ar e emissão de gases do efeito estufa. ...
  • 3 – Mobilidade urbana.

A falta de planejamento urbano na construção das cidades – tem causado problemas de mobilidade, habitação, saneamento, entre outros – é um dos males da sociedade atual a ser enfrentado pelos municípios, estados e governo federal.