O que é uma célula totipotente?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A células tronco totipotentes são aquelas derivadas do zigoto e possuem potencial de produzir um organismo completo. As células tronco pluripotentes ou embrionárias, são derivadas da massa interna do blastocisto e produzem todos os tecidos do organismo.

Pluripotentes: Células tronco que conseguem se diferenciar em todos os tipos celulares presentes em um organismo, mas não conseguem se diferenciar em células que compõem os anexos embrionários; Totipotentes: Células tronco com capacidade de se diferenciar em todos os tipos celulares, incluindo os anexos embrionários.

As células-tronco totipotentes, pluripotentes e multipotentes diferenciam-se por sua capacidade de formar novos tipos celulares. Todas as células possuem material genético e, nesse material, estão as caraterísticas completas de todo um indivíduo.

Quando este organismo começa a formar o feto e este já tem um coração, o fígado, a medula, etc, as CT deixam de ser pluripotentes, porque sua capacidade de transformação já ocorreu, embora estes órgãos ainda mantenham um potencial de fornecer células para formar tecidos semelhantes.

As células totipotentes são encontradas nas primeiras divisões do embrião, por volta do terceiro ou quarto dia depois da fecundação, quando o embrião está com aproximadamente 32 células.

O corpo humano é composto por 37,2 trilhões de células. Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus.

Podemos classificar três tipos de células-tronco: as embrionárias, as adultas e as induzidas. Cada uma delas pode ser encontrada em maior quantidade em determinadas partes do corpo.

Atualmente, a maior parte das células comerciais medem entre 100 cm2 e 200 cm2, sendo capazes de gerar aproximadamente 0,6 V de tensão para uma potência entre 1 W e 3 W [5].

As pluripotentes são células capazes de ori- ginar qualquer tipo de tecido sem, no entanto, originar um organismo completo, visto que não podem gerar a placenta e outros tecidos de apoio ao feto.

1. Que tem muita potência. 2. [ Biologia ] Diz-se da célula que se consegue dividir e produzir muitos tipos de células, mas que não é capaz de produzir um organismo.

Quais são os tipos de células-tronco? São três os principais tipos de células-tronco. As células-tronco embrionárias e as adultas (encontradas principalmente na medula óssea e no cordão umbilical), que têm fontes naturais. E as células pluripotentes induzidas, que foram obtidas por cientistas em laboratório em 2007.

Células-tronco embrionárias: Essas células são também chamadas de pluripotentes, pois são capazes de transformar-se em qualquer tipo celular de um indivíduo adulto. As células-tronco embrionárias não podem gerar tecidos extraembrionários, sendo esse um critério para diferenciação.

Oligopotentes - Aquelas que conseguem diferenciar-se em poucos tecidos. Unipotentes - As que conseguem diferenciar-se em um único tecido. Quais as funções naturais das células-tronco no corpo humano? Elas funcionam como células curingas, ou seja, teriam a função de ajudar no reparo de uma lesão.

Cordão umbilical: As células-tronco podem ser obtidas a partir do sangue do cordão umbilical ou da placenta, depois do nascimento do bebê. Essas células-tronco podem produzir diferentes tipos de células sanguíneas. Crianças e adultos: A medula óssea e o sangue de crianças e adultos contêm células-tronco.

A maior desvantagem é a dose de utilização, uma vez que a doação ocorre em uma única coleta (sem possibilidade de nova coleta) e o volume é restrito. Por isso, o número de células-tronco pode ser limitado.

Células-tronco totipotentes: as quais geram tecidos extraembrionários originando organismos completos. Elas podem se diferenciar em todos os tecidos do corpo humano. Um exemplo é o zigoto. Células-troco pluripotentes: especializadas em gerar células dos três folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma).

Células-tronco adultas – Multipotentes
São encontradas em diferentes tecidos do corpo humano e classificadas como Multipotentes. Um exemplo mais conhecido é o da medula óssea, além da presença no sistema nervoso, fígado, sangue etc. Elas são capazes de criar divisões que podem gerar novas ou diferentes células.

As Células-Tronco podem ser obtidas de duas grandes fases do indivíduo: Fase Adulta: Sangue de cordão umbilical, medula-óssea e sangue periférico mobilizado. Fase Embrionária: Células contidas no blastocisto, estrutura formada nos primeiros dias após a fecundação.

Continuar lendo O que é uma célula?