O que é uma cantiga acumulativa?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

CANTIGAS ACUMULATIVAS SÃO MÚSICAS DO FOLCLORE BRASILEIRO QUE BRINCA COM A REPETIÇÃO DE VERSOS E SÃO USADAS EM MUITAS BRINCADEIRAS. A CADA ESTROFE, REPETEM-SE VERSOS DAS ESTROFES ANTERIORES, PORTANTO OS VERSOS VÃO SE ACUMULANDO, SENDO FÁCEIS DE MEMORIZAR.

As cantigas de roda são produções musicais anônimas que são ensinadas oralmente no Brasil, de forma semelhante como as lendas do folclore. As letras das canções são composições simples, rimadas, algumas com coreografias divertidas para serem cantaroladas pelas crianças em uma roda.

São músicas que fazem parte do folclore brasileiro e, portanto, traduzem o conhecimento popular, passado ao longo de várias gerações. Além disso, como o nome sugere, o objetivo é que sejam cantadas em roda, com as mãos dadas e girando, em uma brincadeira simples, mas muito divertida.

São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. Essa repetição não é aleatória. Trata-se, portanto, de um recurso estilístico muito utilizado principalmente pelos escritores da literatura brasileira.

A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais ou sílabas, para remeter a um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto. Trata-se de um recurso linguístico muito utilizado em poemas ou letras de música, mas também pode ocorrer em textos em prosa.

A gente viu que aliterações são as semelhanças sonoras que aparecem no começo de palavras. E que rimas são semelhanças sonoras que aparecem no final da palavra. Essas duas características de poemas ou de músicas são bastante importantes às vezes se quisermos dar uma sonoridade e criar uma beleza para o poema.

As cantigas líricas (que se dividem em cantigas de amor e amigo) fazem parte das obras literárias que abordavam temáticas mais amorosas e sentimentais, referentes a algum indivíduo. Primeiramente, as cantigas de amor abordavam uma relação vassala, por meio de um eu-lírico masculino.

Brincadeiras Cantadas

  • Escravos de Jó: Escravos de Jó: é uma brincadeira que estimula a atenção, a concentração, à coordenação motora, a linguagem, o ritmo, a memória e a cooperação entre os participantes. ...
  • Capelinha de melão: ...
  • Caranguejo não é peixe: ...
  • Fui no mercado: ...
  • Peixe-vivo: ...
  • Ciranda, cirandinha:

Na BNCC, o eixo da educação infantil hoje é as interações e as brincadeiras, ela diz que as crianças se desenvolvem através das brincadeiras, e as cantigas de roda oferecem essa diversão, possibilitando desenvolvimento, aprendizagem e socialização, e o mais importante é que as cantigas são de fácil acesso, podendo ser ...

Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções. Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

Também conhecidas como cirandas, elas representam aspectos lúdicos das manifestações socioculturais populares. Pelo fato de serem cantadas e dançadas nas brincadeiras infantis, são constituídas de textos simples, repetitivos e ritmados.

As cantigas medievais fizeram parte da literatura dos trovadores. Esse tipo de produção literária era dividido em três estilos básicos, cada um com suas características. São eles: as cantigas de amigo, as cantigas de amor e as cantigas de escárnio ou maldizer.

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando o duplos sentidos. Exemplo: a música da dupla Maiara e Maraisa, "Quem ensinou fui eu".