O que é uma cadeia Carbonica fechada?

Perguntado por: rvarela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

As cadeias fechadas ou cíclicas ligam-se entre si e formam um ciclo. Elas podem ser aromáticas ou alicíclicas. Se forem alicíclicas, são classificadas ainda como homocíclicas, heterocíclicas saturadas ou insaturadas.

Um tipo de cadeia aberta, também denominada como acíclica ou alifática, possui átomos de carbonos que se ligam e mantêm as suas extremidades livres. Esse tipo de estrutura não forma ciclos fechados.

Basta escrever o nome da ramificação e o nome benzeno. Nessa estutura temos apenas o radical metil ligado ao benzeno. Logo, o seu nome é Metil-benzeno. Se o benzeno tiver duas ou mais ramificações, receberá o número 1 o carbono que estiver ligado ao radical que deve ser escrito primeiramente na ordem alfabética.

As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas. Existem milhões de compostos orgânicos cujas estruturas formadas principalmente por átomos de carbono são chamadas de cadeias carbônicas.

Classificação do carbono das cadeias carbônicas

  1. Carbono primário: está ligado a um único carbono, ocupando a extremidade das cadeias.
  2. Carbono secundário: está ligado a dois outros átomos de carbono.
  3. Carbono terciário: está ligado a três átomos de carbono.
  4. Carbono quaternário: está ligado a quatro átomos de carbono.

A ligação tripla na extremidade direita da cadeia a caracteriza como insaturada. O oxigênio inserido entre os dois átomos de carbono é classificado como heteroátomo.

Saturada: a molécula possui apenas ligações simples entre os carbonos da cadeia principal. Insaturada: a substância possui pelo menos uma ligação múltipla (dupla ou tripla) na cadeia principal. Quanto à presença de heteroátomos dividindo a sequência de carbonos que divide a cadeia principal.

Insaturada: quando entre os carbonos da cadeia existir pelo menos uma ligação dupla (na qual existe uma ligação pi) ou tripla (na qual existem duas ligações pi).

1- Quanto ao fechamento da cadeia elas podem ser:
Cadeia fechada ou cíclica: Quando há o fechamento da cadeia, formando-se um ciclo, núcleo ou anel.

Como as cadeias carbônicas são formadas? Recebem o nome de cadeias carbônicas aquelas que são formadas pelas ligações entre os átomos de carbono e hidrogênio. Também podem ser chamados de hidrocarbonetos e são objetos de estudo da Química Orgânica.

Carbono primário: ligado diretamente, no máximo, a 1 outro carbono; Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.

De modo geral, a nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem:

  1. Prefixo: Indica o número de carbonos presentes na cadeia principal;
  2. Infixo: Indica o tipo de ligação encontrada na cadeia;
  3. Sufixo: Indica a função orgânica dos hidrocarbonetos terminando com a letra "o".

Cadeia principal é a maior sequência contínua de átomos de carbono e que não precisam necessariamente ser representados em linha reta. A cadeia principal sempre deve conter o grupo funcional da substância, bem como o ponto de partida das ramificações e as insaturações, caso haja.

Elementos organógenos ou organogênicos: são o Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Enxofre e Fósforo, esses elementos são os mais comuns existentes em compostos orgânicos.

Agora, para contar a quantidade de hidrogênios, temos que lembrar que as ligações entre os carbonos e os hidrogênios ficam subentendidas, pois se sabe que o carbono faz quatro ligações; assim, a quantidade de ligações que estiver faltando é a quantidade de hidrogênios ligados a esse elemento.

1.3 – Mista: é aquela cadeia que possui pelo menos uma parte em que os átomos não estão encadeados (ou seja, fechados), e a outra parte é fechada. Exemplo: 1.4 – Aromática: cadeia cíclica que possui anel benzênico.

Classificação do carbono da cadeia
Carbono secundário: é o carbono que se liga a outros dois átomos de carbono na cadeia. Carbono terciário: quando o carbono se liga-se a outros três átomos de carbono. Carbono quaternário: quando o carbono aparece ligado a outros quatro átomos de carbono.