O que é uma cabeça de prego?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

O furúnculo, conhecido popularmente como cabeça de prego, é uma infecção de pele em forma de abscesso que ocorre quando há infecção do folículo piloso por uma bactéria, habitualmente, pelo Staphylococcus aureus.

Sintomas. Formação de um abscesso folicular avermelhado, endurecido, com sinais de pus na parte central e dor são os principais sintomas. A dor desaparece quando a pele que recobre o nódulo rompe espontânea ou cirurgicamente e são eliminados o pus e o tecido necrosado (popularmente conhecido como carnegão).

O furúnculo, conhecido popularmente como cabeça de prego, é uma infecção de pele em forma de abscesso que ocorre quando há infecção do folículo piloso por uma bactéria, habitualmente, pelo Staphylococcus aureus.

Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar.

O furúnculo pode se desenvolver entre 2 dias a 3 semanas e, após a drenagem do pus, precisa de mais de 1 semana para cicatrizar. Pode até acontecer de ele se resolver espontaneamente, mas a depender de sua gravidade, será necessária ajuda médica.

Alimentos industrializados
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Porém, a única “receita caseira” recomendada para amenizar o furúnculo é a higienização do local e compressas quentes. Jamais se indica espremer o furúnculo para retirar o seu pus, pois, quando a bactéria entra na corrente sanguínea, pode causar complicações graves, como a infecção generalizada.

O problema acontece quando um folículo piloso (bolsa que acomoda o pelo na pele) ou glândula sebácea são atingidas por bactérias, devido a um corte, por exemplo. Na maioria das vezes, o pus do furúnculo sai sozinho ou é absorvido pelo organismo. Portanto, nem sempre é preciso buscar ajuda médica.

leva!"

O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.

TRATAMENTO DO FURÚNCULO
Os antibióticos como a neomicina, bacitracina, mupirocina ou ácido fusídico e a drenagem quando a lesão apresenta flutuação, são curativos.

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura.

Tirar o excesso de pus com soro fisiológico; Lavar o local com água e sabão neutro; Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica; Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Este medicamento é utilizado no tratamento de doenças como sinusite, otite média, amigdalite, bronquite aguda e crônica, pneumonia lobar, broncopneumonia, cistite, uretrite, pielonefrites, furúnculos, abscessos, celulite, ferimentos infectados, osteomielite, bem como outras infecções, como aborto séptico, sepse ...

Todo mundo é capaz de reconhecer a aparência de um furúnculo. No começo ele é apenas uma erupção vermelha e dolorida na superfície da pele que, depois, se transforma em uma pequena bolsa com pus. Diferente de uma espinha comum, porque é mais profundo e causa maior dor, é também conhecido como abscesso de pele.

Outra estratégia consiste em lavar com gel antissético assim o furúnculo comece a drenar, e passar com álcool. Pode ser aplicada uma pomada antibacteriana, posteriormente.

Aplicar compressas quentes no local do furúnculo ajuda a amenizar a dor, além de acelerar a drenagem do pus e sua cura.