O que é uma Broncopatia inflamatória?

Perguntado por: hescobar . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Significa que há alguma inflamação nos brônquios e isto pode acontecer por uma série de motivos como asma, bronquite pelo cigarro, infecções pulmonares, entre outros.

O tratamento da bronquite pode ser feito por meio do uso de medicamentos como antibióticos (no caso de uma infecção bacteriana) e broncodilatadores (no caso de infecção por vírus). Podem ser recomendadas ao paciente a realização de inalação com soro fisiológico e a constante hidratação das narinas.

A bronquite não tratada pode se agravar e evoluir para a pneumonia, em virtude da infecção se espalhar para outras regiões das vias respiratórias, principalmente, os pulmões. Assim, o órgão começa a acumular muito muco e dificulta a respiração, gerando febre alta, calafrios e, até mesmo, levando à morte.

O contágio nesse caso ocorre por meio das gotículas de saliva liberadas no ar durante os espirros e na tosse. Quando essas gotículas emitidas por um doente infetado entram em contacto com os olhos, boca ou nariz de outra pessoa, esta pode contrair a doença.

De modo geral, os sinais e sintomas de bronquite asmática são os seguintes:

  • tosse por períodos prolongados, que pode ser seca ou com catarro;
  • chiado no peito;
  • falta de ar ou dificuldade respiratória;
  • respiração curta e acelerada;
  • sensação de peso ou opressão no peito.

As enfermidades mais graves são a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (3º lugar), as infecções respiratórias (4º), câncer de pulmão (5º), acidentes de trânsito ligados à apneia do sono (8º) e tuberculose (10º). Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – Caracteriza-se por retardar o fluxo do ar através das vias aéreas.

Embora os sintomas de bronquite ou pneumonia possam variar de leves a graves o suficiente para exigir hospitalização, sintomas como febre, problemas respiratórios e dor no peito tendem a ser mais graves com pneumonia.

O ar que respiramos pode estar contaminado com muitos tipos de poluentes.
...
Faça mais exercícios aeróbicos

  1. Andar.
  2. Correr.
  3. Pedalar, ao ar livre ou em uma bicicleta ergométrica.
  4. Dançar.
  5. Lutar boxe.
  6. Jogar tênis.

Alimentos que devem ser evitados durante as crises de bronquite

  • Refrigerantes;
  • Café ou outra bebida que contenha cafeína;
  • Chocolate;
  • Macarrão.

Não bastasse esses desconfortos, a DPOC ainda pode causar disfunção muscular, prejudicando o condicionamento físico de forma progressiva1,2. O que, na ausência de tratamento, pode afetar a produtividade e até mesmo limitar a realização de atividades básicas do dia a dia2!

ficar longe de ambientes úmidos; evitar contato com poeira, fumaça, gases, ácaros e outros agentes que causam alergias; inalar soro fisiológico para manter as vias aéreas hidratadas.

Tratamento de bronquite aguda
Quando um antibiótico é usado, em geral, os médicos prescrevem um medicamento como azitromicina ou claritromicina.

O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença. A bronquite crônica, por sua vez, aumenta o risco de outras infecções respiratórias, particularmente o da pneumonia.

Afinal, pelos sintomas serem parecidos com outras doenças, a bronquite deve ser descoberta antes para evitar tratamentos inadequados. O médico fará perguntas sobre os sinais, como tosse, secreções, falta de ar e a indisposição do corpo. Além disso, analisará se há ruído na respiração — chiados ou sibilos.

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

Pessoas que têm a doença podem consumir gelados normalmente.

Ou seja, os sintomas demoram mais para desaparecer em quadros de bronquite do que de asma. Por outro lado, a asma é sempre uma doença crônica, com crises que vêm e voltam, enquanto a bronquite aguda se cura de forma espontânea depois de algumas semanas.