O que é uma breve descrição?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 1 de junho de 2023
3.9 / 5 12 votos

Descrição é o mesmo que detalhar, mostrar ou tornar conhecidas as características de algo ou alguém, o que pode ser feito por via oral, textual ou visual. A descrição pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem.

Para fazer uma descrição siga um roteiro de perguntas, as quais devem ser adaptadas para aquilo que você pretende descrever, por exemplo, um objeto ou um acontecimento. Na descrição de um objeto, pergunte-se: nome, como ele é? (forma, dimensão, peso, cor), para que é utilizado?

Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa.

O resumo profissional é o espaço no currículo dedicado a um breve depoimento sobre você, ou seja, uma contextualização das suas principais experiências e perfil no trabalho.

6 exemplos de como me descrever bem em poucas palavras

  1. 1 – Identifique seus pontos fortes mais relevantes. ...
  2. 2 – Seja específico e evite clichês. ...
  3. 3 – Mencione realizações notáveis. ...
  4. 4 – Adapte sua descrição ao público-alvo. ...
  5. 5 – Inclua aspectos pessoais quando apropriado. ...
  6. 6 – Mantenha a autenticidade.

Como devo autodescrever-me?

  1. Prepare-se com antecedência. Tenha a autodescrição por escrito e limite-se a ler o que escreveu. ...
  2. Diga o seu nome e repita-o de cada vez que fala. Comece sempre com o seu nome e a organização em que trabalha, se for relevante. ...
  3. Seja conciso e breve na sua autodescrição.

A descrição objetiva é mais simples, direta e não possui as opiniões do observador, ele não infere valor no personagem ou objeto. Na descrição subjetiva ocorre o oposto, o observador se envolve com o objeto descrito, revelando as impressões captadas.

Estrutura do texto descritivo
Introdução: faz-se primeiramente a identificação do ser ou objeto que será descrito, de modo que o leitor já foque a atenção no ser ou objeto.

O texto descritivo é uma tipologia textual que oferece um retrato verbal ao seu leitor sobre algo ou alguém. Sua composição apresenta verbos de ligação e o uso recorrente de adjetivos, substantivos ou locuções. Ele geralmente é utilizado juntamente do texto narrativo, no intuito de descrever certa ação ou personagem.

Como é feita a descrição de um cargo?

  1. Identificação;
  2. Organograma;
  3. Missão do cargo;
  4. Atividades do cargo;
  5. Experiência;
  6. Formação acadêmica;
  7. Competências;
  8. Treinamentos.

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

A Descrição de Imagem é um recurso que permite a visualização de imagens por pessoas com deficiência visual, pode ser feita por qualquer pessoa, com ou sem capacitação, no tempo, jeito e perspectiva que entender melhor, tentando responder a pergunta “como você descreveria essa imagem para uma pessoa cega?”.

A descrição de atividades é um documento que define as tarefas e responsabilidades de cada posição em uma empresa. É importante porque ajuda a estabelecer clareza e expectativas em relação às funções de cada colaborador, o que pode levar a uma maior produtividade e eficiência no trabalho.

Um perfil profissional, também conhecido como perfil pessoal, é um pequeno texto introdutório colocado no topo curriculum vitae que apresenta aspetos relevantes do candidato para a vaga em questão: experiência profissional, percurso académico e competências são alguns dos aspetos mais comuns nesta secção.

Perfil pessoal – onde você posta sobre sua vida fora da profissão. Sobre sua família, lazeres, rotina, em resumo, sobre quem você é.