O que é uma bolha nos lábios?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Em geral, bolha labial é sinal de herpes. Ela costuma aparecer de forma discreta abaixo do lábio, podendo ainda ter a aparência de ferida. O contágio se dá de diferentes modos, tais como durante o beijo ou por meio do uso de objetos compartilhados (copo, talher e toalha).

Se for apenas um inchaço labial, aplique gelo para ajudar a diminuí-lo. Se a pele estiver cortada, lave as mãos e aplique uma compressa limpa e fria para estancar a hemorragia.

As técnicas clássicas propostas para o tratamento do mucocele são a remoção cirúrgica através da enucleação ou marsupialização e em casos mais severos, onde não houve a remissão da lesão, sugere-se a remoção da glândula salivar envolvida.

Já outro estudo, publicado em 2001, afirma que pomadas feitas com ruibarbo e sálvia podem ser tão eficazes no tratamento de herpes labial, como Zovirax, por exemplo. Também cremes que incluam zinco podem reduzir a vida das incómodas bolhas, reduzindo a sensação de formigueiro e comichão.

O aciclovir é uma antiviral com excelente ação contra os vírus da família do herpesvirus, que é composta pelos seguintes vírus e suas respectivas doenças: Vírus Herpes Simplex 1, causador da doença herpes labial.

Extrato de própolis contribui para cicatrização das bolhas da herpes labial. Conhecido pelo seu poder de cicatrização, o extrato de própolis é uma ótima opção de tratamento caseiro para herpes labial.

Apesar dessa condição não representar nenhum perigo para a saúde, por ser uma lesão benigna, se ela não regredir sozinha em até duas semanas, é necessário procurar um dentista para avaliar.

A mucocele pode desaparecer rapidamente em poucos dias ou até mesmo levar anos para que a saliva em seu interior se dissipe por completo. Por isso, se perceber que a bolha já persiste por mais de sete dias, é importante procurar um especialista.

Para acelerar a cura, você pode enxaguar a boca com água salgada, pois isso torna a cicatrização mais rápida. A mucocele não é um problema de saúde e o cisto tende a desaparecer por completo em algumas semanas.

Na maioria dos casos, a tendência é que a lesão se desfaça sem que seja necessária nenhuma intervenção do dentista. Isso porque o canal que sofreu a lesão tende a cicatrizar. Então, a mucocele geralmente rompe, eliminando o líquido do seu interior. Dessa maneira, a área afetada volta ao normal.

Essa lesão costuma ser inofensiva, pode ser gerada por uma úlcera bucal ou por uma auto-lesão ao mascar. Caso a bolha não suma com o tempo, ou aumente de tamanho e comece e a causar dor, um profissional odontólogo deve ser consultado imediatamente.

A mucocele através do fenômeno de extravasamento de muco apresenta superfície regular com coloração ou transparência azulada, tendo uma localização mais superficial e seu diâmetro varia de uns poucos milímetros a uns poucos centímetros.

Alguns dizem para ter cuidado com a boca, mas não existe uma forma de prevenir a mucocele. Alguns cuidados como evitar morder lápis, canetas e até o próprio tecido labial ou das bochechas pode ajudar, já que esses traumas podem afetar as glândulas ali existentes.

A mucocele também pode ser chamada cisto mucoso. Ela é caracterizada pelo acúmulo de líquido salivar dentro de uma bolha em regiões como a boca, a língua, o interior das bochechas e os lábios (normalmente, o inferior).

Como já dito anteriormente, a mucocele pode murchar e inchar novamente. Em alguns casos, contudo, pode ser que regrida e não apareça mais. Isso não ocorrendo, é necessário passar por um tratamento. Apesar de indolores, podem durar meses e até precisar de remoção cirúrgica da glândula salivar para solucionar o problema.

O que fazer quando a bolha no lábio surgir? Embora o herpes labial não tenha cura, existe tratamento para eliminar a bolha na região sempre que ela aparecer. Logo, é preciso procurar o médico para que ele receite o medicamento antiviral mais adequado para cada pessoa.

Após o procedimento, recomenda-se ao paciente o uso de gelo nas primeiras 24 horas e a prescrição de anti-inflamatórios e analgésicos caso necessário. A retirada da sutura ocorre deve ser realizada em média no sétimo dia após a excisão cirúrgica(1-3).

O dentista especializado neste tipo de lesão é o Estomatologista. Portanto, ele deve ser o profissional procurado para avaliar a mucocele e indicar ou não a necessidade de cirurgia.

Marcada pela presença de bolhas nos lábios, a mucocele é uma lesão bucal que ocorre basicamente por conta de acúmulos de saliva. Embora não seja um problema tão grave, esse tipo de lesão precisa ser tratada junto com um profissional especializado para que não se agrave.

Quando aparecem nos lábios, na língua, no palato mole – a parte de trás do céu da boca, ou na mucosa jugal – a parte interna das bochechas são chamadas de mucocele. Já quando aparecem no assoalho da boca, embaixo da língua, são as rânulas.