O que é uma boa saúde mental?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.

Alguns indícios de desequilíbrio na nossa saúde mental e psicológica são:

  1. Insônia;
  2. Irritabilidade;
  3. Reações intensas, como se os sentimentos estivessem “à flor da pele”;
  4. Dificuldade para se concentrar;
  5. Dificuldade para concluir tarefas.

Os Transtornos Mentais mais comuns no Brasil

  • Ansiedade. ...
  • Depressão. ...
  • Transtornos Alimentares. ...
  • Transtorno Bipolar. ...
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  • Esquizofrenia. ...
  • Estresse pós-traumático. ...
  • Transtorno de personalidade Borderline.

É importante trabalhar com três pilares fundamentais: prevenção, percepção e tratamento, normalmente nessa ordem de prioridade. A prevenção em saúde mental envolve desde uma boa alimentação até o acompanhamento com um psicoterapeuta.

afastamento de amigos e familiares; queda brusca no desempenho escolar; irritabilidade e agressividade sem causa aparente; falta de motivação pela vida ou desinteresse pelo futuro.

Saúde mental é um conceito que engloba desde transtornos como dislexia, autismo, síndrome de Down, demência senil, depressão, até distúrbios psicológicos e de comportamento (ansiedade e estresse, por exemplo) diretamente relacionados com as condições de vida impostas pela sociedade atual.

A saúde mental afeta os sistemas: imunológico, prejudicando a imunidade e as defesas do organismo; endócrino, aumentando ou diminuindo a produção de certos hormônios; nervoso, interferindo na produção de neurotoxinas (relacionadas a doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer), entre outros problemas.

Pratique atividades prazerosas
Nada como balancear as emoções com atividades que dão prazer. Além de acalmar e ajudar na concentração e canalização de sentimentos, atividades prazerosas estimulam a inteligência e as habilidades socioemocionais.

O que pode abalar a nossa saúde mental? A rotina diária, hábitos de vida, fatores do ambiente doméstico, profissional ou social e herança genética podem abalar a nossa saúde mental.

Se falta saúde mental, o manejo das emoções dica comprometido. O transtorno mental é, portanto, a doença que se desencadeia de um desequilíbrio persistente e que se manifesta em alterações emocionais, comportamentais e até físicas.

Enquanto a saúde mental trata de um estado de equilíbrio psicológico e da inexistência de distúrbios como a depressão e a ansiedade, a saúde emocional abrange o estado de espírito de indivíduo.

O que escrever sobre saúde mental?

  • Omissão da sociedade e invisibilização das doenças mentais.
  • Falta de suporte do Estado em diagnóstico, tratamento e acolhimento de pessoas com sofrimento psíquico.
  • A história da saúde mental no Brasil, dos hospícios à luta antimanicomial.

Fatores contextuais como pobreza e exposição à violência podem aumentar a probabilidade de comportamentos de risco, que podem contribuir negativamente para o bem-estar físico e mental de um adolescente. O uso nocivo de substâncias como álcool ou outras drogas são as principais preocupações na maioria dos países.

Podemos sintetizar como princípios fundamentais da articulação entre saúde mental e atenção básica/Saúde da Família: promoção da saúde; território; acolhimento, vínculo e responsabilização; integralidade; intersetorialidade; multiprofissionalidade; organização da atenção à saúde em rede; desinstitucionalização; ...

Além dos aspectos negativos produzidos pela pandemia (como falecimentos de familiares e amigos, isolamento social e mudança brusca de rotina, etc), outros fatores são responsáveis pelo agravamento das doenças mentais como, por exemplo, a digitalização da realidade e a baixa tolerância à frustração.

Se sua mente não vai bem, ou seja, se você não cuida de sua saúde mental e das suas emoções, seu corpo sofre, pois aquilo que não é resolvido na mente, o corpo acaba transformando em doenças físicas. Isso é a mais pura verdade e é mais comum do que você imagina!