O que é uma boa gestão de créditos?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Gestão de crédito trata-se da elaboração de medidas que visam orientar e validar o processo de concessão de crédito por parte do lojista a seus clientes, calculando os impactos sobre a estabilidade financeira da empresa e na conquista de melhores vendas.

Confira, a seguir, algumas práticas que garantem uma boa gestão de risco de crédito para as instituições financeiras.

  • Cadastro de clientes. ...
  • Classifique o perfil dos clientes. ...
  • Análise da capacidade de crédito. ...
  • Conheça os 5 “C” do crédito. ...
  • Automatize a análise de crédito.

Um dos principais ganhos é que a gestão permite criar processos bem definidos na empresa a partir de uma rotina produtiva organizada e otimizada. Quando isso ocorre, a consequência direta é o aumento da produtividade entre a equipe.

5 vantagens de uma boa gestão empresarial

  • 1) Centraliza a gerência. Manter o gestão da empresa centralizada em um departamento específico é sempre a melhor forma de manter o controle. ...
  • 2) Desenvolve metas. ...
  • 3) Reduz gastos. ...
  • 4) Aumenta a produtividade. ...
  • 5) Melhora o controle da gestão.

Entre as características de um gestor de sucesso, estão habilidade em comunicação, visão estratégica, orientação para resultados e trabalho em equipe. Tais competências promovem resultados ganha-ganha, beneficiando o time, a empresa e o próprio líder. Por isso, é útil investir no aprendizado e crescimento contínuo.

Uma pessoa que deseja trabalhar como analista de crédito também tem que compreender que, para além da formação técnica, há uma série de habilidades de administração necessárias para atuar de maneira impecável no dia a dia — como aptidão para negociar, resolução de conflitos e uma comunicação efetiva.

É um instrumento que se refere ao controle direto sobre o crédito. Pode estar relacionado ao volume de transações de crédito, ao prazo ou ainda a que se destina este crédito.

  • 1) Política de Crédito.
  • 2) Validação cadastral.
  • 3) Verificação por WhatsApp.
  • 4) Score de crédito.
  • 5) Crédito Mix.
  • 6) Base Certa.
  • 7) Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios)

5 dicas para cobrar um cliente de forma eficaz

  1. Não use a palavra “dívida” ...
  2. Tente entender a motivação do atraso. ...
  3. Pense em uma proposta de negociação ao abordar o cliente. ...
  4. Não leve a situação para o lado pessoal. ...
  5. Adote scripts de cobrança.

O analista e o auxiliar de crédito e cobrança são os profissionais dessa área, e tem como objetivo analisar o crédito, lançar financiamentos, atender clientes esclarecendo as suas possíveis dúvidas, emitir notas fiscais, cadastrar clientes e realizar negociações junto com o cliente, entre muitas outras funções.

Gerencia, planeja e controla os serviços de cobrança, conforme a política geral estabelecida pela empresa. Define estratégias para recuperação de créditos e desenvolve planos de ação quanto a prazos, taxas de juros e liquidação de débitos e acompanha performance de carteira.

A gestão empresarial, como vimos, é um conceito abrangente. Ela se relaciona com a definição de metas, organização de processos, planejamento estratégico, análises de custos, compras, vendas, pagamentos e recebimentos, contratações e demissões, enfim, tudo o que envolve o ambiente de uma empresa.

Para potencializar o desempenho dos colaboradores e garantir sua satisfação profissional, a gestão de pessoas se sustenta em 5 pilares:

  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Treinamento e capacitação;
  • Trabalho em equipe;
  • Processos.

Benefício de uma gestão empresarial eficiente
Um dos principais ganhos é a possibilidade de criar processos bem definidos na empresa a partir de uma rotina produtiva, organizada e otimizada. Quando isso ocorre, uma consequência direta pode ser o aumento da produtividade da equipe.

Qual é a importância da gestão de tempo? Mais do que garantir entregas no prazo, fazer a gestão do tempo ajudará os profissionais a terem uma melhor qualidade de vida. Perder prazos ou ficar sempre apertado com as tarefas é um dos principais motivos de estresse e Burnout.

Três sinais de que você é um gestor eficiente

  1. Sinal 1: os funcionários estão aprendendo novas habilidades.
  2. Sinal 2: os gerentes estão removendo os obstáculos de seus funcionários.
  3. Sinal 3: os funcionários entendem a lógica por trás da estratégia da empresa.

Quais os 8 pilares fundamentais para a gestão da qualidade

  1. Foco no cliente. ...
  2. Liderança proativa. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Boa relação com os fornecedores. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos. ...
  8. Conscientização de todos os colaboradores.

Será um gestor competente aquele que colocar em prática, em um determinado contexto, tudo que se sabe e todos os recursos disponíveis para se atingir determinado objetivo.

Como é feita a Análise de Crédito? A análise de crédito tenta identificar, por meio do cruzamento de diversos tipos de dados, em qual nível de risco está a concessão, principalmente quanto à inadimplência. Atualmente, a análise de crédito é feita pela internet, por meio de grandes bancos de dados disponíveis.