O que é uma bactéria Autótrofa?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Autotrófico: Organismo capaz de produzir seu próprio alimento. Exemplo: plantas, algas e algumas bactérias. Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.

O termo ''bactérias heterotróficas'' inclui todas as bactérias que usam nutrientes orgânicos para o crescimento. Essas bactérias estão presentes em diversos tipos de ambientes, inclusive na água. Dentro dessa definição, está incluso o grupo dos coliformes (Escherichia, Klebsiella,Enterobacter, Citrobacter, Serratia).

A quimiossíntese é um processo em que organismos autotróficos utilizam compostos inorgânicos como fonte de energia para produzir matéria orgânica. Bactérias nitrificantes que participam do ciclo do nitrogênio realizam quimiossíntese.

O que são seres autótrofos? Os seres autótrofos, também conhecidos como autotróficos, são aqueles organismos vivos que conseguem obter a energia e os nutrientes necessários para sua sobrevivência por meio da luz solar, no processo de fotossíntese.

Resumindo: Seres autotróficos: produzem seu próprio alimento. Seres heterotróficos: não produzem seu próprio alimento.

Nutrição das Bactérias
A grande maioria das bactérias é heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento e se nutrem de substâncias produzidas por outros seres vivos.

As bactérias heterotróficas se alimentam de matéria orgânica oriundas de outros organismos e dependendo do estado disponível dessa matéria orgânica, as bactérias podem ser classificadas em decompositoras ou parasitas.

As bactérias são classificadas de acordo com o formato da célula; os três principais grupos são: cocos, bacilos e espiroquetas. Os primeiros são arredondados — formato de 'bolinha' —, o segundo grupo possui forma de bastão e o terceiro grupo é composto por células espiraladas.

Bactérias clorofiladas – são bactérias autotróficas, que possuem clorofila e sintetizam seu próprio alimento por fotossíntese; Bactérias do solo – o solo é um hábitat favorável à presença de bactérias e outros microrganismos.

Bactérias são seres unicelulares, procariontes, e unicelulares. Podem ser classificadas de acordo com a constituição de sua parede celular em gram-positivas ou gram-negativas. O formato da célula também pode classificar as bactérias, podendo ser: cocos, vibrião, bacilo, etc.

  • - Citoplasma.
  • - Ribossomos.
  • - Material genético.
  • - Mesossomos - Inclusões ou Grânulos.
  • - Endosporos.
  • - Plasmídios.
  • - Pigmentos.

As bactérias e as algas unicelulares são responsáveis por 50% da fotossíntese produzida no mundo. Antigamente, esse fenômeno era atribuído apenas às plantas. Algumas espécies desses, microorganismos possuem clorofila, assim como os vegetais - são as bactérias autótrofas fotossintetizantes.

Fonte de energia: fototróficos (luz como fonte de energia) e quimiotróficos (dependem de reações de oxidação-redução de compostos orgânicos ou inorgânicos). Fonte de carbono: autotróficos (nutrição própria, usam dióxido de carbono CO2) ou heterotróficos (nutrição depende de outros, precisam de fonte orgânica).

Existem duas classes de nutrientes que são indispensáveis às bactérias: macronutrientes (carbono, oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo e hidrogênio) e micronutrientes (ferro, zinco, manganês, cálcio, potássio, sódio, cobre, cloro, cobalto, molibdênio, selênio, magnésio, entre tantos outros).

Autotrófico: Organismo capaz de produzir seu próprio alimento. Exemplo: plantas, algas e algumas bactérias. Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.

Seres Autotróficos
Seres autótrofos são os seres vivos que obtêm nutrientes e energia, aproveitando a luz solar, através da fotossíntese. Como produzem o próprio alimento não necessitam consumir outros organismos, e participam como produtores principais (base) das cadeias alimentares.