O que é uma avaliação descritiva?

Perguntado por: bcastro4 . Última atualização: 27 de maio de 2023
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A avaliação descritiva é um caminho para avaliar prevendo ações pontuais. Para elaborar o texto descritivo, é fundamental que haja ações prévias, com muita ética, são elas: a) constatação da realidade, b) qualificação da realidade, c) tomada de decisão.

Durante a observação, anote os erros e as dúvidas apresentados pelos alunos e verifique se o professor consegue fazer com que as dificuldades individuais sejam oportunidades de avanço para todo o grupo.

O parecer descritivo representa um documento de acompanhamento e registro das etapas de desenvolvimento e de avanços do processo de aprendizagem dos estudantes, utilizado na educação infantil e no primeiro ciclo do ensino fundamental, levando em consideração a faixa etária e o período que está cursando.

Campos de experiência da BNCC que devem que devem estar no seu parecer descritivo na educação infantil

  1. O eu, o outro e o nós;
  2. Corpo, gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O professor ao realizar a avaliação divide esse processo em três domínios: psicomotora, afetiva e cognitiva como se esse processo fosse dissociável. É necessário analisar esses aspectos de forma conjunta para diagnosticar as dificuldades, considerando que mesmo o aluno falho tem possibilidades de aprender.

Veja, abaixo, 5 formas de avaliar a aprendizagem dos alunos na Educação Infantil:

  1. Planejamento. É preciso enxergar a avaliação na Educação Infantil como meio para novas aprendizagens, tanto do professor quanto das crianças.
  2. Observação. ...
  3. Registro. ...
  4. Reflexão. ...
  5. Comunicação.

Crianças com distúrbios no desenvolvimento da fala e da linguagem podem apresentar fala ininteligível (troca de sons na fala), dificuldades na elaboração de frases, dificuldades na elaboração oral (dificuldade para relatar fatos, histórias), podem apresentar um vocabulário pobre, déficits de memória, etc.

O relatório individual de aluno descreve a evolução do estudante do ensino infantil ou fundamental. Além disso, pode aportar áreas nas quais ele precisa melhorar e informar a família sobre isso.

Se uma criança tem dificuldades com habilidades motoras grossas, ela pode: Estar atrasado em atingir os marcos de desenvolvimento (ou seja, sentar, engatinhar, andar, correr e pular). Mover-se rigidamente e não ter movimento corporal fluido ou parecer desajeitada.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

No início do relatório, é importante apresentar as atividades trabalhadas com os estudantes dentro da disciplina que está sendo o foco do registro. Liste os objetivos de cada proposta pedagógica e explique o que a turma precisava fazer para atingi-los.

Apresenta-se uma descrição da situação ou do contexto referente ao conteúdo em questão. Inclui informações sobre a natureza e importância do trabalho, razões que o levaram à realização do trabalho, suas limitações e, principalmente, seus objetivos.

Assim, ao iniciar o texto, deve-se atentar para: Uso de linguagem técnica: evitar associações e comparações desnecessárias ou lúdicas. O parecerista deve concentrar-se na explicação dos fatos ou situações apresentados e propor uma análise direcionada, sem exageros na escrita.

Importante conter um breve resumo dos pontos suscitados no parecer, apresentando uma opinião clara, seja ela favorável ou não com a opinião do parecerista, direcionando o solicitante sobre o tema. E, por fim, concluir com a expressão: “É o parecer”, seguido do nome do profissional, cargo e assinatura.

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor. O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão. O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.

O parecer descritivo permite um acompanhamento individualizado de cada criança. Ao invés de utilizar notas ou conceitos, que podem ser limitados, o parecer descritivo oferece uma visão holística do desempenho do aluno.

Quais os instrumentos de avaliação formativa?

  1. Autoavaliação. A autoavaliação é um dos principais instrumentos de avaliação formativa. ...
  2. Testes tradicionais. Os próprios testes tradicionais também são utilizados como instrumentos de avaliação formativa. ...
  3. Simulados. ...
  4. Seminários. ...
  5. Trabalhos em grupo.

Dessa forma, é essencial conhecê-los para aplicar o método ideal para cada etapa educacional. Entre as avaliações principais, destacamos a formativa, somativa, diagnóstica e normativa. É válido ressaltar que, em determinadas situações, essas concepções podem abrir mão de alguns instrumentos avaliativos tradicionais.

De acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (BRASIL, 1998), os principais instrumentos avaliativos são a observação e o registro, através dos quais o professor pode fazer a abordagem contextualizada dos processos de aprendizagem das crianças, das qualidades de interações e acompanhar os processos ...

É preciso que o professor esteja pronto para avaliar o desenvolvimento do estudante como um todo. Para isso, diferentes tipos de avaliação podem ser usados como, por exemplo, a diagnóstica, a formativa e a somativa.