O que é uma atividade não remunerada?

Perguntado por: hsilveira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

O trabalho não remunerado se refere ao trabalho que se realiza sem pagamento algum e se desenvolve majoritariamente na esfera privada.

A CNH remunerada nada mais é do que uma habilitação que possui um registro no campo de observação: EAR. Ou seja, o motorista responsável exerce atividade remunerada. Dessa forma, é possível declarar que o condutor tem uma permissão para dirigir a fim de prestar um serviço relacionado ao transporte.

Trabalho remunerado é o trabalho retribuído financeiramente ou em espécie, submetido às condições de oferta e demanda do mercado de trabalho. O trabalhador remunerado pode ser um empregado ou um conta-própria.

A palavra remuneração passou a indicar a totalidade dos ganhos do empregado decorrentes do vínculo empregatício, pagos diretamente ou não pelo empregador e a palavra salário, para indicar os ganhos recebidos diretamente pelo empregador pela contraprestação do trabalho.

A legislação estabelece a avaliação psicológica só para o condutor que exerça atividade remunerada com o veículo. Os demais são submetidos a esse tipo de avaliação quando obtém pela primeira vez a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O “Exerce Atividade Remunerada” se encontra no espaço das observações em sua CNH, assim como mostra a imagem abaixo. A EAR também está presente na sua e-CNH. Os prestadores de serviços que obtêm esta observação em sua carteira recebem uma atenção especial do Detran.

A observação de atividade remunerada na carteira é exigida para pessoas que compõem renda por meio da condução de veículos, ou seja, taxistas, motoristas profissionais, motoristas de aplicativo de transporte, motorista de ônibus, caminhoneiro (a), são exemplos de casos que se exigem a observação na Carteira Nacional de ...

Pagamento. 1) Avaliação psicológica - pagar ao psicólogo, somente no caso de Motorista profissional (inclusão da informação “exerce atividade remunerada”): R$ 131,90.

Para solicitar o cancelamento, o condutor deverá protocolar o requerimento escrito, constando o motivo de sua solicitação e declarar de próprio punho que não exerce atividade remunerada como condutor.

Que recebe ou deve receber pagamento ou remuneração (ex.: cargo remunerado; tarefa remunerada). Confrontar: renumerado.

ELEMENTOS DA REMUNERAÇÃO
Sergio Pinto Martins, atribui cinco elementos à remuneração, são eles a habitualidade, a periodicidade, a quantificação, a essencialidade, a reciprocidade.

Existem três maneiras que permitem que o salário seja pago, são elas: - por tempo de trabalho – o valor é fixo; - por produção - é variável e depende exclusivamente do funcionário; - por tarefa (comissão) – misto, o funcionário recebe um valor fixo + um valor por vendas, por exemplo.

A remuneração faz parte de um gênero chamado “retribuição pecuniária”. Esta determina o valor em dinheiro que é recebido pelos servidores público. Enquanto a remuneração é aplicada aos servidores estatutários, o subsídio se aplica aos agentes políticos.

Confira quais são elas:

  • Estágio Profissional.
  • Trabalho Eventual.
  • Trabalho Autônomo.
  • Trabalho Temporário.
  • Diarista.
  • Trabalho Avulso.
  • Trabalho Voluntário.

Se sua profissão não estiver em nossa lista, você pode informar a profissão mais próxima. Se você estiver desempregado, pode preencher os dados com as informações de seu último emprego.

Quem não exerce atividade remunerada precisa fazer o exame toxicológico? Sim. Caso o condutor tenha categoria C, D ou E na sua CNH, a obrigatoriedade do exame toxicológico independe de exercer ou não atividade remunerada.

Motorista profissional que não insere EAR na CNH pode ser multado. Veja as mudanças!

  • Remoção do veículo. Nesse caso, a infração é de natureza gravíssima, com acréscimo de 7 pontos no prontuário da CNH e multa de R$ 293,47. ...
  • Motoristas profissionais. ...
  • Importância do EAR na CNH.

Desse modo, os critérios que costumam resultar em reprovação no exame psicotécnico são ansiedade excessiva, dificuldade de concentração e atenção durante a prova, déficit de memória, problemas motores, entre outros. Ao realizar o exame, há três situações possíveis: apto, temporariamente inapto e inapto.