O que é uma atividade interdisciplinar?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Um projeto interdisciplinar é uma atividade escolar que envolve, ao menos, duas matérias ou disciplinas. Então é uma atividade feita em conjunto com mais de um professor. É possível que projetos interdisciplinares sejam realizados com uma boa parceria entre dois, três docentes ou até mesmo com a escola inteira.

O principal objetivo da interdisciplinaridade é conferir ferramentas para enriquecer a visão de mundo dos alunos. A partir dessa abordagem, indivíduos de todas as idades compreendem que um mesmo fato ou tema pode ser observado e estudado a partir de diferentes pontos de vista.

Quais são as dicas para pôr a interdisciplinaridade em prática?

  1. Aposte em um bom planejamento. ...
  2. Permita que os professores tenham flexibilidade. ...
  3. Aposte em atividades lúdicas. ...
  4. Utilize recursos digitais. ...
  5. Adote materiais didáticos com proposta interdisciplinar.

O professor interdisciplinar é capaz de planejar, em conjunto, um currículo que explora elos e possibilidades de trocas entre as disciplinas. Através do currículo ele exerce uma interação com as demais disciplinas do currículo. Além disso, ele recorre a diferentes fontes de conhecimento e experiência.

qualquer forma de combinação entre duas ou mais disciplinas com vista à compreensão de um objecto a partir da confluência de pontos de vista diferentes e tendo como objectivo final a elaboração de uma síntese relativamente ao objecto comum.

O que é um ensino interdisciplinar? No ensino interdisciplinar, a equipe pedagógica analisa os temas que são comuns a duas ou mais disciplinas. Em seguida, os professores de cada matéria estudam a melhor forma de trabalhar os assuntos de forma integrada durante as aulas.

O ensino por meio da interdisciplinaridade pressupõe o uso e integração de métodos e análises de um mesmo tema por várias disciplinas escolares. Assim, um determinado assunto é abordado sob múltiplas perspectivas, em aulas de disciplinas diferentes.

Essa tendência também se reflete na interdisciplinaridade. A BNCC reforça os objetivos que o ensino precisa ter durante cada segmento. Em vez de dividir por disciplinas essas metas, o texto destaca as habilidades que os alunos precisam desenvolver ao longo da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A teoria dos sistemas, a teoria da complexidade, o pensamento sistêmico, a abordagem transdisciplinar e os projetos interdisciplinares são algumas das principais áreas de estudo na interdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade na educação e as diretrizes
Na interdisciplinaridade, os objetivos específicos de cada disciplina devem ser preservados, mas superar o limite da disciplina através do diálogo, tratando e contextualizando um tema/objetivo comum entre diversas disciplinas.

Conforme destacado, é possível apontar que a interdisciplinaridade em Freire (1987; 2006) é experienciada como um processo de afeição, por meio de encontros com sujeitos de distintas áreas do conhecimento, perpassado pelo diálogo que possibilita canais de reflexão.

Uma equipe interdisciplinar é um grupo de pessoas com conhecimentos variados que se une para alcançar um objetivo em comum. Muitas vezes inclui funcionários de todos os níveis da empresa.

O que é interdisciplinaridade na Educação Infantil? É uma forma de construir conhecimento de maneira integrada. O conteúdo interdisciplinar une as ferramentas de várias disciplinas e as conecta com aplicações reais do cotidiano do estudante, saindo apenas do decorar ou repetir.

Trabalhar a interdisciplinaridade na sala de aula fomenta habilidades de pensamento crítico, que são usadas e desenvolvidas à medida que os alunos olham para além das fronteiras disciplinares e consideraram outros pontos de vista. Além disso, também começam a comparar e contrastar conceitos.

Como uma perspectiva pedagógica, a interdisciplinaridade promove o diálogo entre os saberes e entre as diversas áreas do conhecimento, facilitando a interação entre os conteúdos estudados, que fazem parte da vivência dos alunos dentro e fora da sala de aula.

Em relação ás dificuldades assinaladas, a mais representativa foi: a falta de tempo para se reunir com colegas e planejar as aulas (28%) e, apenas 6% das respostas, se refere à falta de integração entre as disciplinas e a dificuldade em relacionar conteúdos entre as disciplinas.

É definida com o diálogo entre as várias disciplinas com a junção de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento, sem fugir das particularidades de cada conteúdo a ser trabalhado em sala de aula.

A interdisciplinaridade busca fatos da vida pessoal, social e cultural do aluno, isso vem de encontro com a teoria de Vygotsky. É na interação social que o indivíduo aprende e constrói seu aprendizado.

princípios que norteiam o caminho das pesquisas na área da Interdisciplinaridade: Espera, Humildade, Respeito e Desapego. Nesse rumo, sigo incentivada a romper paradigmas, a criar e ousar em um mundo de complexidade crescente e que se transforma rapidamente.

Elas são perguntas que envolvem duas ou mais matérias, abordando-as em um assunto comum. Com esse tipo de definição, estamos a um passo de compreender exatamente o que é um profissional interdisciplinar (que também pode ser chamado de multidisciplinar, a depender da qualidade e da quantidade de suas qualificações).