O que é uma atividade artesanal?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Artesanato é a arte de criar objetos por meio da transformação da matéria-prima, usando as mãos como o principal instrumento de trabalho. As ferramentas e equipamentos são sempre auxiliares, não se sobrepondo ao fazer manual.

E ARTESANATO está definido na BASE CONCEITUAL DO ARTESANATO do PAB como o trabalho que compreende toda a produção resultante da transformação de matérias-primas, com predominância manual, por indivíduo que detenha o domínio integral de uma ou mais técnicas, aliando criatividade, habilidade e valor cultural (possui ...

19º, não é considerado artesanato: trabalho realizado a partir de simples montagem, com peças industrializadas e/ou produzidas por outras pessoas; lapidação de pedras preciosas; fabricação de sabonetes, perfumarias e sais de banho; habilidades aprendidas através de revistas, livros, programas de TV, dentre outros, sem ...

O artesanato é fonte de renda de milhões de pessoas, que compreendem a relevância sociocultural dele, contudo desde artesãos e artesãs até os consumidores dos produtos, colocam de lado a importância do artesanato enquanto impulsionador econômico, inclusive de outros setores, como o turismo.

Para ser um produto artesanal, ele precisa ser handmade, ou seja, feito à mão, em um processo sem a utilização de máquinas automatizadas, que excluem o trabalho humano. Além disso, o produto artesanal, por ser feito em menor escala, e com mais atenção aos detalhes, consegue entregar mais personalização.

O velho e bom dicionário define caseiro como "feito ou confeccionado em casa", artesanal como "feito pelos processos tradicionais, individuais e manuais, em oposição à produção industrial." e indústria como uma "série de atividades despendidas para transformar matéria-prima em produto comerciável".

Segundo a UNESCO, “produtos artesanais são os produzidos por artesãos, totalmente à mão ou com a ajuda de ferramentas manuais, ou, ainda, com a utilização de meios mecânicos, desde que a contribuição manual direta do artesão seja o componente mais importante do produto acabado.” Ou seja, muita coisa que é vendida como ...

Ao contrário do trabalho manual, no qual é possível produzir determinada técnica e ter vários artigos iguais, o Artesanato exige a criatividade do artesão, que deverá criar peças exclusivas. Ainda que vários passos da criação se repitam, o artesão dá o seu próprio toque exclusivo aos materiais que cria.

Artesão é definido como o trabalhador que exerce uma atividade artesanal, em caráter habitual e profissional, dominando o conjunto de saberes e técnicas a ela inerentes. Para que a pessoa caiba na definição se exige que ela tenha sentido estético e perícia manual.

O artesanato é uma técnica manual que dispensa a utilização de máquinas automatizadas para a criação de peças e produtos. Basicamente, faz a transformação de uma matéria-prima em objetos úteis para o consumidor. Dessa forma, apenas um indivíduo é responsável por todo o processo de produção da peça.

O artesanato é uma técnica manual, utilizada pelo artesão, para a confecção de obras objetos funcionais ou artísticos. Outra importante característica do artesanato é a produção ser original e não em série como acontece na indústria. O artesão é considerado um artista, pois seus produtos são verdadeiras obras de arte.

As Tipologias do Artesanato
As matérias-primas do artesanato podem ser de origem mineral, vegetal, de animal.

Bom, basicamente, a arte plástica é ligada a algum tipo de expressão ou sentimento, e ela representa uma emoção do artista. Já o artesanato, normalmente é feito com o intuito de ser vendido, e é acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade adquiridas ao longo de muita prática.

A principal diferença entre eles é que o artista possui um compromisso com a originalidade e sua forma particular de expressão, enquanto o artesão dedica-se ao domínio de um conhecimento compartilhado por um coletivo.

Os artesãos conheciam todas as etapas de fabricação de uma mercadoria: compravam a matéria-prima, confeccionavam o produto e vendiam-no. A produtividade dependia do ritmo e da habilidade do artesão. Por isso, o artesanato não garantia uma produção volumosa.

A artesã dedica sua criatividade, imaginação, sensibilidade na composição de combinações de cores e estampas que dão originalidade aos produtos. As peças produzidas são atemporais, feitas para durar, diferente da indústria que produz peças descartáveis pensando no lucro da reposição na próxima estação.