O que é uma atenção difusa?

Perguntado por: arodrigues6 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

ATENÇÃO DIFUSA: Significa dirigir com atenção, tanto concentrada quanto distribuída. Significa utilizar todos os meios para ter uma visão completa e assumir a condição de condutor consciente, antecipando ações e utilizando bem os retrovisores, eliminando os pontos cegos de visão do veículo.

É quando o condutor está disperso, sem ter foco na direção do veículo e no seu entorno. Falar no celular, comer ou conversar demais com os passageiros enquanto dirige são exemplos de atenção dispersiva.

Quais são os tipos de atenção no trânsito?

  • Atenção fixa. ...
  • Atenção dispersa. ...
  • Atenção difusa. ...
  • O que pode acontecer ao dirigir distraído? ...
  • Capacitação dos motoristas.

Consiste em concentrar voluntariamente toda a atenção da mente em um objetivo [2]. A memória nos permite registrar, conservar e evocar experiências, ideias, imagens, eventos, sentimentos, etc. Também representa a capacidade de manter as informações em nossa mente e recordá-la em algum momento futuro [3].

A atenção pode ser avaliada por meio de vários testes, escalas, atividades e observações clínicas do profissional psicólogo, preferencialmente, o psicólogo com formação em neuropsicologia. As queixas escolares estão relacionadas à falta de atenção e foco nas atividades, geralmente identificadas pelas professoras.

6- Descanse a mente
A meditação pode ser uma forma muito poderosa de descansar, pois é uma prática de atenção plena ao momento presente. Para quem tem o transtorno, o início pode ser mais difícil, sendo assim, o ideal é começar a meditar por 1, 2 minutos diários e aumentar o tempo conforme sentir que é possível.

O déficit de atenção é tratado com o uso de medicamentos com fórmulas que atuam no lugar da dopamina, regulando as atividades do córtex pré-frontal. Dessa maneira se restabelece o foco e a concentração durante o período de ação do medicamento, que costuma variar entre 12 a 24 horas, dependendo do tipo prescrito.

Déficit de atenção seletiva e sustentada
Duas das habilidades cognitivas prejudicadas. A atenção sustentada diz respeito ao foco da criança.

O tipo desatento do TDAH é também conhecido como sonhador (daydreamer). Enquanto os agitados hiperativos roubam atenção dos pais, professores, médicos e pesquisadores, os sonhadores desatentos, passaram despercebidos por anos, e, ainda hoje, são no geral, os que demoram mais a ser diagnosticados.

Atenção constante: a habilidade para se centrar em um estímulo ou atividade durante um período longo de tempo. Atenção seletiva: a habilidade para se centrar em um estímulo ou atividade na presença de outros estímulos que desviam a atenção.

Atenção sustentada/concentrada: designa a capacidade de manter o foco atencional em dado estímulo durante um período de tempo.

A atenção deve ser direcionada a todos os elementos da via (condições, sinalização, tempo, etc.), e também as condições físicas e mentais do condutor, os cuidados e a manutenção do veículo, tempo de deslocamento, conhecimento prévio do percurso, entre outros.

Uma pessoa que tem TDAH possui dificuldades para manter a atenção em uma única tarefa, o que faz com que observe diversos detalhes rapidamente, de forma inquieta, o seu cérebro funciona de uma forma mais acelerada. É o que explica o Pós PhD em neurociências e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Prof.

Já a atenção tipo top-down, ou de cima para baixo, começa lá em cima, no córtex cerebral e sobrepuja os mecanismos de atenção instintivos. Ela se traduz na capacidade que temos de focalizar a atenção segundo nosso desejo e vontade, proporcionando a concentração mental.

Teste de atenção difusa é uma modalidade de instrumentos que avalia a capacidade do indivíduo de focalizar, de uma só vez, diversos estímulos que estão dispersos espacialmente, realizando uma captação rápida de informações e fornecendo um conhecimento instantâneo sobre a cena.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

TDAH na escola: sintomas gerais
Crianças e jovens com TDAH costumam ter muita dificuldade de atenção e concentração. O professor começa a falar e a distração logo vem, o aluno “viaja” nos pensamentos. Também são comuns a hiperatividade e impulsividade, dificultando a aprendizagem e a conclusão de tarefas.

Consequências dos distúrbios de sono aos jovens com TDAH
O indivíduo que não tem uma boa qualidade de sono também sofre com queda de produtividade, alterações de humor, fadiga, perda de memória e sonolência diurna excessiva. Os jovens com TDAH podem ser afetados de forma ainda mais intensa por esses sintomas.

O que acontece é que o cérebro precisa recarregar, como as baterias do carro. Mas o cérebro dos portadores de TDAH, além de funcionar de uma forma bem diferente, ainda tem uma enorme dificuldade de recarregar durante o sono. Isso acaba consumindo toda a energia e a pessoa simplesmente vive um estado de fadiga crônica.

Eles precisam de, em média de 9 horas e meia de sono por noite. A tendência natural dos adolescentes é dormir e acordar cada vez mais tarde.

Especificamente naqueles casos diagnosticados com TDAH, o medicamento mais recomendado é o metilfenidato, considerado como o tratamento de primeira linha, é vendido no Brasil com os nomes comerciais de Ritalina®, Ritalina® LA e Concerta®.