O que é uma árvore plantada junto ao ribeiro?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 1 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

No texto em estudo o crente é comparado a uma arvore plantada junto aos ribeiros de águas. Isso significa lugar, e clima totalmente favoráveis para o crescimento e frutificação.

Logo no início da Bíblia, no livro de Gênesis, as árvores são mencionadas. Não apenas uma variedade de árvore, mas vários tipos. Elas não foram mencionadas apenas pela sua beleza, mas porque cada uma delas produzia frutas com sementes. Elas nos foram dadas para que as usássemos.

Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. ” Jeremias 17: 7-8.

São áreas reflorestadas por meio de plantio de mudas, cultivadas atendendo a um plano de manejo sustentável. A prática recupera espaços anteriormente degradados, reduz os impactos ambientais e promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno dos plantios e das fábricas.

Pequena corrente de água, secano verão, e abundante no inverno. os principais ribeiros mencionados nas Escrituras são Arnom, Besor, Querite, Escol, Cedrom, Quisom, Zerede.

substantivo masculino Pequeno curso de água; riacho, regato, arroio.

O apelido Ribeiro descende de uma nobre família do século 9, na Península Ibérica. Se és Ribeiro descendes, muito provavelmente, de uma família nobre da Península ibérica. Vamos por partes! O nome de família Ribeiro é um toponímico porque tem origem geográfica, ou seja, vem do nome “ribeiro”, um pequeno rio ou riacho.

Árvores também são representações de beleza, força e crescimento pessoal. Com o passar dos anos, elas se tornam cada vez mais fortes e maiores. Mas continuam firmes no solo, equilibradas pelas raízes que as nutrem com tudo o que precisam para se desenvolver.

Paciência. O nascimento da folha, da flor, do fruto e a entrega da semente marcam o ciclo e o mistério do tempo e, assim, as árvores ensinam que tudo na vida tem sua hora para acontecer.

A oliveira é, pela primeira vez, mencionada em Gn 8.11, quando a pomba voltou para a arca de Noé com um ramo daquela árvore. Havia na Terra Santa muitas oliveiras, quando os israelitas tomaram posse dela (Dt 6.11) – e acham-se associadas com as vinhas como sendo uma fonte de riqueza (1 Sm 8.14 – 2 Rs 5.26).

Salmos 1:3 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

43 Disse Jesus aos seus discípulos: Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.

Em Jeremias a expressão 'vejo uma vara de amendoeira' (Jr 1.11) é simbólica de pressa, porque a raiz da palavra hebraica, traduzida por amêndoa, significa 'apressar-se'. Mostra-se ao profeta uma vara de amendoeira para significar que o SENHoR apressará o cumprimento da Sua palavra.

Jeremias 27–28 narra uma história. Conforme instruído pelo Senhor, Jeremias fez um jugo e colocou no pescoço. Um jugo é algo que se coloca no pescoço para carregar fardos. O jugo simboliza o cativeiro ou a escravidão.

Archaeopteris

A primeira árvore pode ter sido a Wattieza, cujos fósseis foram encontrados no estado de Nova York em 2007, datando do Devoniano Médio (cerca de 385 milhões de anos atrás). Antes desta descoberta, Archaeopteris era a primeira árvore conhecida.

1. Meter na terra (alguma planta) para que se desenvolva. 2. Semear ou cultivar alguma espécie vegetal ou algum espaço.

Significado de Plantar
[Figurado] Fundar, estabelecer. Implantar, fazer cultivar. Incutir no ânimo, insinuar.

Provérbios 21:1 ARA
Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina.

Ribeiro é um dos sobrenomes mais comuns encontrados na língua portuguesa. Ele tem origem na região da Península Ibérica e surgiu a partir do latim ripariu, que significa "rio pequeno", "pequena passagem de água" ou "passagem de rio". Por extensão, também significa “riacho”.

Está em 14:7-9: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Ao cheiro das águas brotará”. Jó fora muito rico, mas perdeu tudo. Em dado momento, após a própria ruína, ele percebeu que havia esperança para si, assim como havia para a árvore cortada.