O que é uma articulação Ginglimo?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Gínglimo ou articulação de dobradiça é uma articulação óssea na qual as superfícies articulares são moldadas uma à outra de maneira a permitir o movimento apenas em um plano, para frente e para trás, ou seja, de extensão e flexão em torno de um único eixo.

É o ponto de articulação de três ossos: o úmero, localizado no braço, o rádio e a ulna, localizados no antebraço. Estruturalmente, a articulação do cotovelo é classificada como sinovial. As articulações sinoviais, ou diartroses, têm as extremidade ósseas revestidas por uma cápsula articular.

  • Articulações sinoviais.
  • Articulações fibrosas.
  • Articulações cartilaginosas.

Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas (sinartrose), cartilaginosas (anfiartrose) e sinoviais (diartrose).

O joelho possui três articulações: tibiofemoral medial e lateral e patelofemoral.

articulação glenoumeral

A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.

A articulação do tornozelo, também conhecida como articulação talocrural, permite a dorsiflexão e a flexão plantar do pé. É constituída por três articulações: articulação superior do tornozelo (tibio-társica), articulação talocalcaneonavicular e articulação subtalar.

articulação coxofemoral

A articulação coxofemoral, também chamada de articulação do quadril, é uma articulação sinovial esferoide (em “bola-e-soquete”) na qual a cabeça do fêmur se articula com o acetábulo do quadril.

sinovial

Definição. A articulação do cotovelo é do tipo sinovial sinovial, constituída pelas articulações úmero-ulnar, úmero-radial e radioulnar. A cápsula articular é reforçada nas laterais por ligamentos colaterais e sua membrana fibrosa reveste todas as estruturas articulares.

As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

As vértebras estão ligadas entre si por 2 tipos de articulações: disco- vertebrais e as interapofisárias. As disco-vertebrais são articulações cartilaginosas formadas pelos corpos e discos intervertebrais, sendo especialmente adaptadas e amortecer e redistribuir o peso.

Articulações sinoviais são as mais encontradas no corpo
São aquelas em que a superfície óssea é recoberta por uma cartilagem articular e que são unidas por ligamentos e revestidas por uma membrana chamada membrana sinovial.

De acordo com o movimento, as articulações sinoviais podem ser classificadas em uniaxial, biaxial e poliaxial.

As principais articulações sinoviais estão presentes no ombro, joelho, cotovelo, quadril, entre outros.

Uma das características das articulações móveis é a presença de uma cavidade, entre as duas extremidades ósseas, que contribui para que uma deslize livremente sobre a outra. Como por exemplo os joelhos, cotovelos e as articulações dos dedos.

Diartroses: são as articulações móveis que se situam entre a pele e os ossos. Sua principal característica é a existência de bolsas sinoviais, que possuem líquido sinovial. Elas previnem o desgaste que poderia ser ocasionado pelo atrito.

Articulação imóvel em que os ossos estão em continuidade um com o outro. Quando o tecido que, inicialmente, assegura a continuidade é constituído por uma membrana fibrosa designa-se sinfibrose ou sutura; quando é constituído por cartilagem designa-se sincondrose.

articulação patelofemoral

A articulação patelofemoral é uma articulação plana formada pela articulação da superfície patelar do fêmur (também conhecida como sulco troclear do fêmur) e a superfície posterior da patela.

Os joelhos podem ser classificados, conforme o alinhamento do membro inferior, em três tipos: joelho varo, joelho valgo e joelho neutro.

Diartrose: São articulações flexíveis, caracterizadas pela presença de bolsas sinoviais, que contém o líquido sinovial ou sinovia, que evita o desgaste ocasionado pelo atrito. Elas localizam-se entre a pele e os ossos. Exemplos: articulações do ombro, joelhos e cotovelos.