O que é uma arte subjetiva?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

É a expressão de sentimentos de forma imagética. E os sentimentos e a alma não têm forma objetiva. Isso torna os traços, cores e formas muito amplos. Da mesma forma que a arte é subjetiva, a interpretação da arte também dá essa abertura.

Subjetivo é tudo aquilo que é próprio do sujeito ou a ele relativo. É o que pertence ao domínio de sua consciência. É algo que está baseado na sua interpretação individual, mas pode não ser válido para todos. Entre os sinônimos de subjetivo estão: intrínseco, tendencioso, individual, peculiar, pertinente.

A tendência da obra de arte se expressa a partir da conexão objetiva do mundo representado nela; é a linguagem da obra de arte, ou seja, a mediação do reflexo artístico da realidade, a linguagem da realidade mesma, não a opinião subjetiva do autor como comentário subjetivo, como argumentação subjetiva.

A subjetividade é algo que muda de acordo com cada pessoa, como o gosto pessoal, por exemplo, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo.

A imagem subjetiva constitui-se, a partir da relação com o outro, com o mundo objetivo, que “não se pode, na verdade, separar das grandes funções psíquicas, a intelecção, a cognição, a memória, o desejo.” (AUMONT, 2007, p. 14).

Para a estética subjetiva, que é uma estética psicológica, o belo está no homem, é o subjetivo. O belo não está nas coisas, está no homem. É ele que o empresta ou dá as coisas.

Objetiva: quando retratamos a realidade como ela é. Subjetiva: quando retratamos a realidade conforme nossos sentimentos e emoção.

É uma apreciação subjetiva, o que é bonito para uma pessoa pode não ser para outra. No entanto, certas características que a sociedade em geral considera atraentes, desejáveis e bonitas são conhecidas como cânones da beleza . A concepção de beleza pode variar entre diferentes culturas e mudar ao longo dos anos.

Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção.

3 egocêntrico, individual, íntimo, particular, pessoal, privado, próprio. Pertencente a um sujeito: 4 atinente, característico, dependente, específico, imanente, inerente, inseparável, intrínseco, ligado, peculiar, pertencente, pertinente, relativo.

O desenvolvimento psicológico e a construção da subjetividade são fruto das relações sociais em que os significados e sentidos subjetivos são construídos não só pelos indivíduos envolvidos nessas relações, mas também pela subjetividade social dos espaços sociais nos quais o indivíduo atua (GONZÁLES REY, 2002).

Arte Abstrata é uma arte não objetiva, que não tem uma representação precisa de uma realidade visual, mas usa Formas, Cores, Texturas e Marcas Gestuais para alcançar seu efeito. Nasceu no início do século XX e foi completamente radical para o seu tempo.

OBJETIVA (ou visual): descreva o que todo mundo vê, sem especulações. SUBJETIVA (ou simbólica): descreva o que você sente ao visualizá-la. FORMAL (ou estética): analise a composição visual – a sintaxe visual -, seu contexto histórico, seu tema, sua organização.

A arte rupestre foi a primeira manifestação artística realizada pelos humanos ainda na Pré-história, demonstrando um grande refinamento de formas e de abstração.