O que é uma arte natural?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Chamamos "Arte Natural" a estatuetas com forma huma- na feitas de raízes, tocos e galhos de vegetais, que se encon- tram na natureza já esboçadas e quase pré-figuradas.

Um bom exemplo da representação da natureza nas Artes Visuais são as paisagens. Paisagem é um dos gêneros clássicos da pintura , encontrado em quase todas as fases da história da Arte, nos trabalhos de inúmeros grandes artistas. A natureza sempre foi fonte de inspiração para os artistas.

Arte ambiental” é um termo genérico que se refere a uma ampla gama de trabalho que ajuda a melhorar a nossa relação com o mundo natural. Seja informando sobre as forças ambientais, ou demonstrando problemas ambientais, e até com uma participação mais ativa, reaproveitando materiais e restaurando a vegetação local.

Resumo. O naturalismo filosófico é caracterizado pela suposição de que não há nada que constitua a realidade além da natureza. Assim, o naturalista precisa demonstrar como conceitos considerados irredutíveis e transnaturais pela filosofia transcendental tradicional podem ser reduzidos a categorias da ciência natural.

O naturalismo foi uma corrente literária que prezava pela representação objetiva da realidade, utilizando uma abordagem biológica, científica e patológica das personagens.

Sendo a natureza o local de desenvolvimento dessa tendência da arte contemporânea, a arte pode surgir nos mais variados espaços naturais, como a praias, mares, lagos, lagoas, desertos, montanhas, canyons, campos, planícies, planaltos, dentre outros.

As experiências com a arte ambiental possibilitam a sensibilização e a familiarização com os componentes da natureza, tais como folhas, flores, terra, sementes, entre outros, proporcionando, também, o desenvolvimento de uma atitude de cuidado e carinho em relação à Terra", explica o curso Educação Ambiental Infantil, ...

Confira cinco artistas que chamam a atenção para questões ambientais fazendo arte com reciclagem

  • Mierle Laderman Ukeles.
  • Wendy Osher.
  • Frans Krajcberg.
  • Sayaka Gans.
  • Eduardo Srur.

A pintura de paisagem é um termo utilizado para a arte que representa cenas da natureza, como montanhas, vales, rios, árvores e florestas. É utilizado especialmente para representar a arte onde o tema principal é uma visão ampla, com seus elementos dispostos em uma composição coerente.

A partir dos seus diversos componentes, as paisagens podem ser classificadas como naturais, que tiveram pouca ou nenhuma interferência humana, e culturais ou antrópicas, resultantes da transformação da atividade humana.

Na "natureza viva", título do projecto, os animais são retratados vivos, às vezes no seu ambiente natural ao contrário de uma definição de vida ainda.

Ao contrário da linha clássica, a arte sustentável converte o meio ambiente na própria obra, visando conscientizar sobre os danos que causamos ao planeta e nos chamar para a ação.

Através da arte, portanto, podemos nos questionar sobre o impacto humano no meio que nos cerca, sobre a em forma que obtemos recursos energéticos para a manutenção da vida material e por fim, refletir para onde estamos caminhando.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

As características do naturalismo seguem os ideais do realismo, ou seja, estão relacionadas com a percepção da realidade. No entanto, trata-se de um realismo mais exagerado e que abrange sobretudo, os problemas da realidade social e de seus personagens.

Função naturalista ou conteudista
Exemplos de obras com função naturalista são retratos de imperadores, como os de Napoleão Bonaparte e D. Pedro II, por exemplo.

As principais características do naturalismo no Brasil foram: determinismo e zoomorfização. Aluísio Azevedo, Raul Pompeia e Adolfo Caminha foram os principais escritores naturalistas do país. As principais obras brasileiras desse estilo de época foram: O cortiço, O Ateneu e Bom-crioulo.