O que é uma análise textual?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A análise de texto combina um conjunto de técnicas de aprendizado de máquina, estatísticas e linguísticas para processar grandes volumes de texto não estruturado ou texto que não tem um formato predefinido, para derivar percepções e padrões.

Assim, podemos concluir que uma análise textual tem como finalidade conduzir o leitor a conceber uma visão ampla sobre determinado texto, pretendendo desenvolver uma leitura detalhada, isto é, estudando as ideias principais e o pensamento do autor de uma forma objetiva e clara, destacando as partes essenciais do texto.

Em primeiro lugar, reúna informações a respeito do assunto da análise e determine quais perguntas serão respondidas. Depois de esboçar o argumento principal, procure evidências que apoiem as suas ideias. Por fim, dê uma forma coerente e bem escrita à análise.

O que é Análise:
Do ponto de vista sociológico e artístico, por exemplo, a análise corresponde ao comentário crítico e avaliativo que alguém faz sobre certa obra, como filme, livro, peça teatral e etc. O objetivo dessa análise é esmiuçar o conteúdo, interpretando as informações contidas nas entrelinhas do trabalho.

Organização geral para o texto dissertativo: introdução, desenvolvimento e conclusão.

São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo. Gêneros textuais (romances, poemas, relatórios, e-mails, teses, verbetes etc.) são compostos por tipos textuais.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Os tipos textuais mais conhecidos são: narrativo. descritivo. dissertativo.

A análise textual discursiva é uma abordagem de análise de dados que transita entre duas formas consagradas de análise na pesquisa qualitativa que são a análise de conteúdo e a análise de discurso.

Descrevemos, na sequência, a Análise Textual Discursiva como um ciclo de operações composto de três fases: a unitarização, a categorização e a comunicação.

Uma análise é a distinção e a separação das partes de um todo com vista a conhecer os respectivos princípios ou elementos. Também se trata de um exame que se faz de uma obra, de um escrito ou de qualquer realidade susceptível de estudo intelectual, e de um tratamento psicanalítico.

Segundo o Google, existem seis fases ou etapas de análise de dados: perguntar, preparar, processar, analisar, compartilhar e agir . Segui-los deve resultar em um quadro que facilite um pouco a tomada de decisões e a resolução de problemas.

As partes da redação

  • Introdução.
  • Desenvolvimento.
  • Conclusão.

Estes procedimentos podem ser esquematizados em três dimensões: análise textual, análise temática, análise interpretativa – a partir das quais se inicia o diálogo com o autor, propriamente dito. A partir da análise é possível problematizar o texto e chegar a uma síntese pessoal.

Exemplos de gêneros textuais narrativos: romance, conta e novela. Exemplos de gêneros textuais descritivos: biografia, cardápio e notícia. Exemplos de gêneros textuais dissertativos: monografia, artigo e resenha. Exemplos de gêneros textuais expositivos: seminário, palestra e entrevista.

Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

Tipos de Gêneros Textuais

  • Romance.
  • Novela.
  • Crônica.
  • Contos de Fada.
  • Fábula.
  • Lendas.
  • Biografia.
  • Autobiografia.

Os tipos textuais são caracterizados por propriedades linguísticas como tempos verbais, vocabulário, construções frasais, entre outros elementos. Ou seja, podemos afirmar que o tipo textual está relacionado a forma como o texto se apresenta.

Chamamos de tipos textuais o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida, facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.