O que é uma Análise linguística semiótica?

Perguntado por: evargas9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA – desenvolver análise e avaliação, durante leitura e produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das formas de composição dos textos, sua situação de produção, e seus efeitos de sentido, para, entre outras coisas, mobilizar conhecimentos ortográficos, sintáticos, discursivos ...

Para Santaella (1983), a Semiótica pode ser entendida como a ciência de todas as linguagens possíveis, pois, diferentemente da Linguística, que se dedica ao estudo do sistema sígnico da linguagem verbal, a Semiótica considera qualquer fenômeno como um sistema sígnico de produção de sentido.

É uma representação visual que se dá por semelhança. Por exemplo: o desenho que uma criança faz da sua família e vai parar na porta da geladeira é uma representação semelhante às pessoas que existem de verdade no mundo.

Os signos podem ser verbais (as palavras) ou não verbais (gestos, símbolos, cores, até o tom de voz). Repare que em um anúncio de sorvetes, por exemplo, há, normalmente, sol e uma luz alaranjada, signos que representam o calor.

A semiótica é a ciência que estuda os signos, portanto, seu campo de estudo é amplo, pois abarca todas as linguagens (verbais e não verbais), já que cada linguagem é formada de signos que permitem a comunicação entre os indivíduos. Isso porque os signos estão associados a algum tipo de representação.

Baseado em Peirce, Charles William Morris (1901 – 1979) estabeleceu três disciplinas semióticas: a sintaxe (estudo da relação entre signos e signos), a semântica (estudo das relações entre signos e objetos) e a pragmática (estudo da relação entre signo, objetos e usuários).

A semiótica é o estudo da construção de significado e pode ser uma facilitadora desse processo, pois analisa os elementos que compõem uma interpretação. A semiótica está presente em várias áreas de conhecimento, como a filosofia, a psicologia, o design e a comunicação.

Para fazer a análise linguística é necessário seguir algumas etapas: a segmentação (dividir as partes), discriminação (observar em que se diferem), comutação (comparar os signos linguísticos para observar sua recorrência em determinada posição e o porquê desta recorrência em uma forma e não em outra) e a explicação/ ...

O conceito de análise linguística relacionado às teorias dos gêneros textuais corresponde ao estudo das características linguísticas (ao lado dos componentes temático e composicional) pertinentes a cada gênero textual.

A semiótica inclui o estudo dos signos e processos de signos, indicação, designação, semelhança, analogia , alegoria, metonímia, metáfora, simbolismo, significação e comunicação.

Ela pode ser aplicada ao analisar e interpretar palavras, sons, vídeos e imagens. Por isso, no design ela é tão importante, já que é utilizada para atribuir valor e sentido aos estímulos visuais trabalhados.

Referindo-se a qualquer tipo de ação do signo, a semiose gera e produz um interpretante de si mesmo, isto é, a semiose consiste na ação de determinar um interpretante. Todo ato de linguagem, seja ela artística ou não, enquanto ato de significação, implica uma semiose, que equivale à função semiótica, propriamente dita.

Significante: É o elemento tangível, perceptível, material do signo. Significado: É o conceito, o ente abstrato do signo.

O signo linguístico é um elemento representativo que apresenta dois aspectos: o significado e o significante. Ao escutar a palavra cachorro, reconhecemos a sequência de sons que formam essa palavra. Esses sons se identificam com a lembrança deles que está em nossa memória.

O signo linguístico representa o significante e o significado das palavras. Todo processo comunicativo constitui-se de dois elementos básicos: um é a linguagem, a qual representa o sistema de sinais convencionais que nos permite realizar tal procedimento.

O signo linguístico representa o significante e o significado. Ao ouvir a palavra “casa”, você pensará nas letras que a compõem (c-a-s-a) e nos fonemas que a representam (/k/ /a/ /s/ /a/). Isso é o significante.

A semiótica é a ciência de todas as linguagens e tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, faz o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno como sendo de produção de significação e sentido.

Entre si organizam-se através das relações paradigmáticas (in absentia) e sintagmáticas (in præsentia). Os tipos mais frequentes do signo são ícone, símbolo e signo arbitrário.

A semiótica visual é o estudo das imagens como signos. Embora não seja uma área nova para o design, seus conhecimentos aplicados em peças gráficas passam sempre por reavaliações de acordo com tendências do mercado. No design de produtos, os desafios são ainda maiores para a aplicação da semiótica visual.