O que é uma adaptação convergente?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Na adaptação convergente, organismos de origens diferentes, não aparentados em qualquer aspecto, apresentam características biológicas similares às exigências do meio ambiente em que vivem.

Convergência Adaptativa/Evolutiva Espécies com pouco grau de parentesco apresentam aspectos semelhantes, pois são adaptadas ao mesmo ambiente. Divergência Evolutiva ou Irradiação Adaptativa Espécies com alto grau de parentesco apresentam aspectos diferentes, pois são adaptadas a ambientes diferentes.

Processo que é resultante da adaptação de grupos de organismos de espécies diferentes a um mesmo hábitat. Por estarem adaptados ao mesmo hábitat, possuem semelhanças em relação à organização de corpo sem necessariamente possuírem grau de parentesco.

Irradiação adaptativa, radiação adaptativa ou adaptação divergente é o processo evolutivo que resulta no surgimento de espécies diferentes a partir de um mesmo ancestral comum.

A divergência é também designada por radiação adaptativa ou adaptação cladogénica. Por exemplo, as baleias e os elefantes são mamíferos que descendem de um ancestral comum. A sua evolução divergiu pelo facto de ter existido uma seleção natural na água para um e em terra para outro.

Na Biologia, a palavra convergente está relacionada com o processo evolutivo das espécies. Um ser convergente é aquele que desenvolve características semelhantes às de outra espécie. Estas características são chamadas de estruturas análogas.

No movimento convergente, as placas aproximam-se e chocam-se umas contra as outras. Quando o movimento convergente ocorre entre uma placa oceânica e uma placa continental, a primeira retorna ao manto, enquanto a segunda enruga-se, formando dobras.

A convergência evolutiva pode ser resumida na adaptação de diferentes organismos a uma mesma condição ambiental. Um exemplo é a semelhança entre as formas do corpo dos golfinhos e tubarões, duas espécies diferentes e que vivem no ambiente aquático.

A evolução convergente mostra como as espécies evoluíram separadamente, mas têm estruturas semelhantes (análogas). A evolução divergente demonstra como as espécies podem ter estruturas anatômicas comuns (homólogas) que evoluíram para diferentes fins.

Como visto, a divergência remete a ideia de separação, distinção ou conflito entre duas ou mais partes. Por outro lado, convergência é a identificação, concordância e semelhança entre dois ou mais aspectos.

"Convergência se refere às múltiplas formas nas quais as nanotecnologias se combinarão, no futuro, com outras tecnologias, e que refletirão sua genuína natureza interdisciplinar" (The Royal Society & The Royal Academy of Engineering, Inglaterra, 2004 5.

Tipo de evolução que ocorre quando uma ou mais populações relacionadas apresentam estruturas homólogas como consequência de diferentes pressões seletivas.

Aquisição de características por parte de um organismo ou grupo de organismos mediante as quais se encontram em melhores condições para sobreviver e reproduzir-se no seu ambiente relativamente àqueles que são desprovidos dessas características.

Convergencia Adaptativa é o fenomeno em denomina a presença de orgaos analogos nos seres vivos. Órgãos Análogos — são aqueles que apresentam diferentes origens embrionárias, entretanto realizam uma mesma função.

A homologia pode ser definida como características que possuem a mesma origem embrionária e estão presentes em espécies com ancestralidade comum. A analogia, por sua vez, não indica ancestralidade comum e é resultado de evolução convergente.

Resumindo: Órgãos análogos: Mesma função e diferente origem embrionária. Órgãos homólogos: Mesma função ou não e mesma origem embrionária.