O que é uma ação de má-fé?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

No âmbito jurídico, a chamada má-fé processual diz respeito a tudo aquilo que se faz intencionalmente, com maldade, para interferir no andamento processual. Esse tipo de atitude está na contramão da boa-fé e pode vir de alguma das partes ou de terceiros intervenientes.

A expressão "má-fé" deriva do latim malefatius (mau destino, ou má-sorte), e é utilizada pelos juristas para exprimir tudo que se faz com maldade, com o total conhecimento do mal contido no ato executado ou do vício que pretende esconder.

A litigância de má-fé é o exercício de forma abusiva de direitos processuais. Ocorre quando uma das partes impõe, voluntariamente, empecilhos para atingir a finalidade da demanda (julgamento final do que está sendo discutido).

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

Também denominada litigância de má-fé, tal comportamento ilegal possui como característica básica a violação proposital de princípios e regras do direito. Essa conduta abusiva ou desleal tem como objetivo prejudicar a parte contrária ou interferir no entendimento do juiz.

má·-fé fé Plural: más-fés.

Tem poder quem age, mais poderes ainda quem age certo, e superpoderes quem age, age certo e na hora certa.”

Considera-se litigante de má-fé aquele que instaura ação temerária, deduzindo pretensão ou defesa contra texto expresso de lei ou fato incontroverso, ex vi do artigo 17, I do Código de Processo Civil.

2 – A fé vem pelo ouvir
Deus nos disse que sem fé é impossível agrada-lo, mas Ele também nos ensinou como obtemos fé. Se não temos fé, a culpa não é de Deus pois Ele já nos disse como podemos ter fé, ouvindo sua palavra, esse é o método de Deus.

O oposto da fé
Claramente, o medo. São duas coisas que não podem coexistir ao mesmo tempo, pois quem tem fé, não sente medo, e quem sente medo, está desconectado do amor.

1 credo, convicção, credulidade, crença.

Por que "má-fé" faz uso de hífen? Simplesmente porque não é uma "fé" maldosa, ou seja, uma "crença ruim", mas sim a intenção de causar o dolo ou de distorcer a verdade.

Eu gosto de você, mas eu não preciso de você. Marília Mendonça. #Mariliamendonca.

Para finalizar a entrevista, Murilo revelou a última mensagem trocada com Marília no dia do acidente: “Ela mandou uma mensagem assim, pedindo para eu cuidar dele [Léo], ficar mais de olho, porque ele tinha tomado vacina. Parece que estava se despedindo”, encerrou. O acidente da cantora no dia 05, chocou o país.

dizia um velho sábio: se benze que a sua felicidade vai ofender muita gente! A vida é curta. Quebre as regras, perdoe rapidamente, beba lentamente, ame verdadeiramente, ria incontrolavelmente e nunca se arrependa de nada que te faça sorrir!

“O êxito de amanhã é a determinação de hoje”. “É a partir da sua determinação que a mudança começa”. “É a minha determinação que me faz ganhar”. “A chave para você que quer conquistar algo, é a determinação”.

Fernando Pessoa

Numa de suas citações Bernardo Soares, semi-heterônimo de Fernando Pessoa escreveu: “QUERER NÃO É PODER. QUEM PÔDE, QUIS ANTES DE PODER... QUEM QUER NUNCA HÁ-DE PODER, PORQUE SE PERDE EM QUERER.”

Portal Tem Poder Quem Age por 30 dias grátis. Cadastre-se gratuitamente no Portal por 30 dias e tenha acesso à mais de 160 conteúdos sobre Inteligência Emocional, Saúde, Relacionamentos, Finanças, Vendas e muito mais. * Apenas para novos usuários.

O poder não está nas mãos do homem, mas no coração de quem ama! Todos amam o poder, mesmo que não saibam o que fazer com ele. Conhecer os outros é inteligência, conhecer a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar a si próprio o é verdadeiro poder.

Se a “consciência é sempre consciente” do seu projeto de ser, é a consciência que “infecta a si mesma” de -. Logo, a - é uma conduta negativa interna, por ser direcionada pela consciência para a própria consciência.

Para crescer na fé, é muito importante que você alimente sua vivência com os sacramentos. São eles que irão te fortalecer e colaborar para que você receba as graças necessárias para permanecer firme, em um caminho autenticamente cristão. Tenha o Catecismo sempre perto de você.