O que é uma abordagem contingencial?

Perguntado por: lparaiso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

Assim, a Teoria da Contingência apresenta os seguintes aspectos básicos: A organização é de natureza sistemática; ela é um sistema aberto. As variáveis organizacionais apresentam um complexo inter-relacionamento entre si e com o ambiente.

Os gestores têm um papel extremamente importante na abordagem contingencial, uma vez que são eles que irão atribuir funções para cada colaborador, de acordo com as necessidades que surgirem pelo caminho. Por isso, é fundamental ser flexível para alterar o planejamento e as delegações de função sempre que necessário.

Os fatores contingenciais são definidos como variáveis que influenciam a gestão organizacional, podendo ser classificação como variáveis internas (tecnologia, estrutura, estratégia e porte), e variáveis externas (ambiente) (ESPEJO; FREZATTI, 2008).

Analogamente à abordagem sistêmica, a Teoria da Contingência nos permite compreender a organização como um sistema aberto, em que as variáveis externas do ambiente (público alvo, concorrência, fornecedores, entre outros) exercem influência nas variáveis internas da biblioteca (tecnologia, estrutura, estratégia e porte ...

A chamada abordagem contingencial ou teoria contingencial, que surgiu em 1960 por meio de estudos para identificar os melhores modelos de administração, aponta que não há um modelo específico e único.

A teoria Contingencial originou-se em decor- rência de pesquisas realizadas por Chandler (1976), Burns e Stalker (1961) e Woodward (1977), dentre outros, com o objetivo de se encontrar modelos de estruturas organizacionais mais eficazes para os di- versos tipos de ambiente, divergindo principalmente da teoria Clássica ...

Como aplicar a Teoria Contingencial em uma empresa? A aplicação da teoria em uma empresa deve acontecer da seguinte forma: a equipe administrativa trabalha para encontrar soluções específicas para lidar com problemas no local de trabalho e satisfazer as necessidades dos clientes, adaptando-se às necessidades deles.

Woodward (1958) Foi a primeira pesquisadora a propor a teoria da contingência. Woodward evidenciou que, à medida que a tecnologia avança, as empresas levam primeiro uma estrutura mais mecanicista e, depois, uma estrutura mais orgânica.

A liderança situacional ou contingencial é um modelo de liderança em que o líder sabe se adaptar às situações e entende que não existe um estilo de gestão único ou fixo para todas as circunstâncias.

Conheça os 4 tipos de mudança organizacional

  1. Evolucionária. Como o próprio nome sugere, a mudança evolucionária tem objetivo de evoluir a estratégia da empresa com o aperfeiçoamento do produto ou serviço. ...
  2. Incremental. ...
  3. Revolucionária. ...
  4. Transformacional.

Ainda não é possível generalizar os resultados empíricos pois os achados específicos são escassos. A natureza das variáveis contingentes ainda não foi elucidada e exige maior atenção teórica e empírica. relacionados à eficácia organizacional e usar a incerteza de cada fator como variável contingente principal.

Explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. A manutenção de determinados padrões organizacionais para planejar melhor os resultados.

Crie planos de contingência para os maiores riscos
Crie um plano de contingência para cada risco importante. Como parte desse plano, descreva o risco e lance ideias sobre o que a sua equipe fará se ele se concretizar. Cada plano deve incluir todas as etapas que você precisa tomar para restabelecer a normalidade.

16 sinônimos de contingência para 1 sentido da palavra contingência: Eventualidade: 1 probabilidade, acaso, acidente, adrego, casualidade, circunstância, condicionalidade, evento, eventualidade, hipótese, imprevisibilidade, imprevisto, incidente, possibilidade, relatividade, vicissitude.

As variáveis contingenciais analisadas por este estudo são: Incerteza Ambiental, Estrutura, Tecnologia e Estratégia.

A abordagem comportamental procura reabilitar o conceito de homem e incluir estilos e sistemas de administração mais democráticos e flexíveis. A abordagem sistêmica marca um passo adiante, que, mais tarde, a abordagem contingencial ratifica e amplia.

Na abordagem, a Administração ainda deve ocorrer em níveis estratégico, tático e operacional. Com isso, o profissional deve possibilitar que a equipe ou grupo de trabalho alcance seus objetivos com o mínimo de recursos e de esforço.

A abordagem contingencial enfatiza a inexistência de um único modelo que se adapte a todas as empresas em quaisquer circunstâncias, pois as mudanças nos sistemas ocorrem conforme as variáveis envolvidas.

A Teoria Contingencial de Administração compreende uma relação funcional entre variáveis ambientais e técnico-administrativas. Os aspectos prescritivos e normativos da organização, nessa teoria, são substituídos pelo critério de ajuste entre a organização, o ambiente e a tecnologia.