O que é um vocativo e aposto?

Perguntado por: iferrari . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O vocativo é um elemento isolado da oração e, portanto, independente, servindo para chamar a atenção do interlocutor. O aposto, por sua vez, é um termo ligado a outro elemento da oração e serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual está ligado.

Exemplos de frases com vocativo

  • Não faça isso, meu amigo! ( Vocativo)
  • Senhor síndico, faremos ou não essa reunião? ( Vocativo)
  • Passar em provas, consurseiros, é necessário força de vontade e determinação! ( Vocativo)
  • Ó pátria amada, idolatrada, salve salve! ( Vocativo)

Quais são os tipos de aposto? Há sete tipos de aposto, dependendo da maneira como organizam a informação que agregam ao elemento: explicativo, enumerativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo ou aposto de oração.

O que é Vocativo:

  • Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula.
  • O vocativo pode estar no começo, no meio ou no fim da frase. ...
  • Ó Maria, porque não limpa esta casa direito?
  • Meus amigos, meus inimigos, salvem o País.

No caso do aposto, que é um termo acessório da oração, quando retirado da frase ele não causa prejuízo no entendimento. Ele aparece separado do restante da expressão por vírgula, travessão ou dois pontos.

Segundo a intenção do discurso, o aposto pode ser classificado em: explicativo. distributivo. enumerativo.

O aposto é um termo acessório da oração. Ele pode ser explicativo, enumerativo, recapitulativo, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação ou da oração. O aposto deve ser identificado em uma oração. Aposto é um dos termos acessórios da oração.

O aposto é um termo acessório da oração que, sintaticamente relacionado com outro termo da oração, serve para explicar, esclarecer, desenvolver, detalhar, enumerar, especificar, resumir, comparar,... esse outro termo. O aposto permite o enriquecimento textual, fornecendo informações novas sobre os termos da oração.

Significado de Evocativo
adjetivo Capaz de provocar evocação.

Aposto e vocativo são termos de uma oração. O aposto é uma palavra ou expressão que exerce algum tipo de relação com o substantivo ou pronome de uma oração. Já o vocativo é um termo independente. Assim, o aposto está subordinado a outro termo da oração, enquanto o vocativo, não.

Caso o vocativo apareça no meio da oração, ele será tratado como um aposto, ou seja, entre virgulas. Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido!

A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo. É marcado por sinal de pontuação e admite anteposição de interjeição de chamamento.

Apostos / A postos
A locução adverbial “a postos” (de pronúncia aberta) tem o sentido de pronto, preparado para, como em “estamos a postos”; como se trata de locução adverbial, a expressão não varia em frases que estão no singular: “estou a postos”.

Aposto é um termo que explica e acrescenta informação a outro termo mencionado anteriormente em uma oração. Já o vocativo é o chamamento ou invocação à pessoa a quem se fala (interlocutor).

O vocativo pode aparecer no início, meio ou final das frases, porém não tem relação sintática com os demais termos da oração. Ele é um termo que não tem dependência, não pertencendo nem ao sujeito, nem ao predicado.

Há três possibilidades de uso do vocativo em ofícios e cartas comerciais no aspecto da pontuação: Prezado Senhor, [com vírgula] Prezado Senhor: [com dois-pontos] Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica]. Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve.

O aposto é um termo usado para explicar, resumir ou comentar um termo anterior. Para isso, o aposto pode aparecer entre vírgulas, isolando o termo do restante da oração. Observe: “Fubá, o meu gato, dorme o dia inteiro.”

Observe a frase a seguir: Manoel, português casado com minha prima, é um ótimo engenheiro. Veja que o trecho “português casado com minha prima” está explicando quem é o sujeito da oração “Manoel”. Esse trecho é o aposto da oração.

[Gramática] Pronuncia-se: /apôsto/.

Vocativo
O vocativo é um termo utilizado para evocar, chamar ou interpelar o falante. Trata-se de um termo independente, visto que não possui relação sintática com outro termo da oração. Geralmente o vocativo é separado por vírgulas. Exemplo: Querido, venha pela Avenida Rebouças, pois o trânsito diminuiu.

De forma bem simplificada, o sujeito pode ser entendido como quem pratica a ação verbal, enquanto o vocativo serve como termo de chamamento.