O que é um vestido retrô?

Perguntado por: uzagalo . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

uma peça que marca muito esse estilo é o vestido retrô, termo que também é utilizado pra se referir à palavra vintage. com designs diferentes e detalhes marcantes, como mangas diferenciadas, botões e estampas, esse item chegou nos trends pra ficar!

Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. O conceito de vintage é uma referência a períodos passados e remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas.

Exprime a noção de atrás, de movimento ou acção para trás (ex.: retroiluminação, retrovisor). Nota: É seguido de hífen quando o segundo elemento começa por h ou o. Quando seguido de r ou s, a consoante é duplicada (ex.: retrorreflector , retrosseguir).

Retrô ou Retro é um estilo cultural desatualizado ou velho, uma tendência, hábito, ou moda do passado pós-moderno global, mas que com o tempo se tornam funcionalmente ou superficialmente a norma mais uma vez.

10 lojas de vintage e retrô online que você tem que conhecer!

  • ANTIX. Loja fofíssima com peças retrô “made in Brazil”. ...
  • VINTAGE & COOL. Lindas peças de decoração retrô e vintage é o ponto forte dessa loja. ...
  • MOD CLOTH. ...
  • I <3 VINTAGE. ...
  • ABSOLUTE VINTAGE. ...
  • RUSTY ZIPPER. ...
  • ETSY. ...
  • SHABBY APPLE.

O termo é a forma reduzida da palavra “retrocesso”, ou seja, o retorno no tempo ou no espaço. Remete a artigos, roupas e estilos de vida do passado que voltaram a ser tendência, a ditar a moda.

O estilo vintage e retrô é tão vasto que limitar-se a uma estampa ou peça é besteira. Se joga! Lenço no pescoço, flor no cabelo, óculos de gatinho, maquiagem carregada, vestido godê com corset, meia arrastão, sapato meia pata, luvas, penteado super elaborado… Tudo isso num mesmo look.

A moda comfy, como o próprio nome diz, deve ser composta por roupas confortáveis e que passem essa informação não apenas para quem está usando, mas visualmente. Peças como camisetas de algodão, calças de moletom ou tecido fino e vestidos em linho são ótimas escolhas.

O estilo vintage é baseado em peças antigas, sejam roupas, calçados ou acessórios que ditaram a moda entre os anos de 1920 e 1970. Essas relíquias podem ser encontradas em brechós ou até mesmo no guarda-roupa da sua avó.

e roupa é considerada vintage quando tem no mínimo 20 anos de existência. as peças do início dos anos 2000 já podem ser consideradas vintages, apesar do CNPJ.

Comece agora com nossas 6 dicas para compor ambientes vintage sem gastar muito!

  1. Invista em cores neutras e tons pastel. ...
  2. Use papel de parede com estampa floral. ...
  3. Priorize peças de mobiliário em madeira. ...
  4. Garimpe objetos e acessórios antigos. ...
  5. Combine diferentes luminárias. ...
  6. Customize elementos decorativos.

Para os adereços, discos de vinil pendurados, sobre a mesa ou como quadros; uma vitrola de chão típica dos anos 60; balões de poás; e canudinhos de listras são as opções perfeitas para dar à festa retrô o clima nostálgico.

1 antigo, passado, antiquado, arcaico, desusado, old school, old fashioned.

Mais opções de cores
É claro que dentro do universo das cores vintage, dourado, marsala e verde musgo não são as únicas que compõem. Existem muitos outros tons e combinações que irão remeter a esse estilo tão elegante e marcante na decoração.

O nome do nosso mascote é El Cid, um grande guerreiro que representará a valentia do esquadrão da Fênix. E para agradecer a vocês que ajudaram na escolha do nome, faremos um sorteio de uma camisa oficial do Retrô FC hoje, às 16h”, divulgou o time através das suas redes sociais.

O Retrô surgiu como um projeto social capitaneado pelo empresário Laércio Guerra, do setor da educação, com a missão de “retirar crianças e adolescentes da vulnerabilidade e inseri-los em um contexto de acompanhamento, desenvolvimento e suporte psicológico e educacional”.

Foto: Lance! O presidente do Retrô-PE, Laércio Guerra, clube que enfrenta o Cruzeiro neste sábado, às 19h, pela terceira fase da Copinha, aparece em um vídeo publicado na rede social do influencer Ney Silva cantando vitória antes do confronto contra o time mineiro.

As roupas anos 80 eram peças com muitas cores, brilhos, paetês, mangas bufastes, pochetes, polainas e muito estilo. Essa época é marcada por uma geração descolada e de atitude que buscava deixar sua marca, através da expressão da imagem e moda.