O que é um verbo no pretérito perfeito?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído.

Como vemos, a principal diferença entre estes dois tempos do modo indicativo é a seguinte: O pretérito perfeito indica uma acção passada, inteiramente concluída. O pretérito imperfeito indica uma acção passada mas que continua.

Pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações no passado. Ele pode ser simples, quando faz referência a uma ação já concluída, e composto, quando aponta um fato passado que se prolonga até o presente (modo indicativo) ou uma ação passada, mas duvidosa (modo subjuntivo).

Verbos regulares da 1.ª conjugação

Verbo estudarVerbo trabalhar
(eu) estudava (tu) estudavas (ele) estudava (nós) estudávamos (vós) estudáveis (eles) estudavam(eu) trabalhava (tu) trabalhavas (ele) trabalhava (nós) trabalhávamos (vós) trabalháveis (eles) trabalhavam

Ele é formado pelo verbo auxiliar “ter” conjugado no presente do indicativo e um verbo principal no particípio (-ado, -edo, -ido): Exemplo: Eu tenho andado triste essa semana. Interessante notar que esse tempo verbal quando é composto pode ser conjugado no modo subjuntivo.

Conjugações verbais: verbo Fazer
Pretérito imperfeito: fazia, fazias, fazia, fazíamos, fazíeis, faziam. Pretérito perfeito: fiz, fizeste, fez, fizemos, fizestes, fizeram. Pretérito mais-que-perfeito: fizera, fizeras, fizera, fizéramos, fizéreis, fizeram. Futuro do Presente: farei, farás, fará, faremos, fareis, farão.

Pretérito perfeito do indicativo: Indica acontecimento no passado em determinado momento. As desinências são estas: i, ste, u, mos, stes, ram. O pretérito perfeito do indicativo forma o pretérito mais-que-perfeito do indicativo, o futuro do subjuntivo e o pretérito imperfeito do subjuntivo.

O pretérito mais-que-perfeito do indicativo é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado. Ele é geralmente utilizado em situações formais ou em textos literários. Exemplos de frases: Diogo falara de seus pais.

O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.

  1. - bebe (tu) beba (ele/ela) bebamos (nós) bebei (vós) bebam (eles/elas)
  2. - não bebas (tu) não beba (ele/ela) não bebamos (nós) não bebais (vós) não bebam (eles/elas)
  3. para beber (eu) para beberes (tu) para beber (ele/ela) para bebermos (nós) para beberdes (vós) para beberem (eles/elas)

Indicativo

  1. Presente. eucomo. tucomes. elecome. nóscomemos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eucomia. tucomias. elecomia. nóscomíamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. eucomi. tucomeste. elecomeu. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eucomera. tucomeras. elecomera. ...
  5. Futuro do Presente. eucomerei. tucomerás. elecomerá ...
  6. Futuro do Pretérito. eucomeria. tucomerias. elecomeria.

O pretérito perfeito indica um momento determinado do passado: “... o árbitro apitou”. O pretérito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretérito perfeito: “... a bola já entrara.”

estudar

  1. Presente. eu. estudo. estudas. estuda. estudamos. estudais. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. estudei. estudaste. estudou. estudámos. estudastes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. estudava. estudavas. estudava. estudávamos. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. estudara. estudaras. estudara. estudáramos. ...
  5. Futuro. eu. estudarei. estudarás. estudará estudaremos.

Verbo no pretérito
Observamos as seguintes frases: Ontem na escola, Michelle encontrou com seus amigos. Eles brincaram muito no parque, até que, de repente, Caio caiu do balanço.

O pretérito (ou passado) subdivide-se em: Pretérito perfeito: indica um fato passado totalmente concluído. Ex.: Ninguém relatou o seu delírio. Pretérito imperfeito: indica um processo passado não totalmente concluído, revela o fato em sua duração.

Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.

A flexão desse verbo no presente do indicativo se fixou também como registro aceito como padrão, tanto que são mais comuns as formas eu vou, ele/você vai, nós vamos e eles/vocês vão.

Como identificar o que é um verbo? Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”. “Ana comeu uma torta de maçã.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. Assim, ele permite situar o tempo presente indicando uma ação habitual, uma verdade ou características do sujeito. Pode também ser utilizado para falar de ações que acontecerão num futuro próximo.

O emprego predominante do pretérito perfeito no texto tem o propósito de apresentar fatos já ocorridos em determinado momento no passado e cujos efeitos, além de ainda serem sentidos no momento atual, afetam o tempo presente.