O que é um verbo no imperativo afirmativo?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Um verbo no modo imperativo pode indicar ordem, pedido, convite, súplica e conselho. As formas do modo imperativo são: Imperativo afirmativo: a ordem (ou pedido) está relacionada a uma afirmação. Imperativo negativo: a ordem (ou pedido) está relacionada a uma negação.

Frases com verbos no imperativo afirmativo
Façam silêncio, por favor! Saia daqui imediatamente! Pede o teu cartão de visitante ao porteiro.

Frase imperativa é uma palavra ou grupo de palavras que expressa: ordem, sugestão, pedido, conselho. Nesse tipo de frase, o verbo sempre está no modo imperativo. Esse tipo de frase pede para alguém fazer alguma coisa. Nós podemos encontrar frases imperativas: afirmativas e negativas.

Recordo que o imperativo do verbo fazer é faz (tu), fazei (vós). Caso seja necessário utilizar, com valor imperativo, outras pessoas do verbo, então recorre-se ao conjuntivo (que eu faça, que tu faças, etc.).

Imperativo:

  1. Afirmativo: - , faz/faze, faça, façamos, fazei, façam.
  2. Negativo: - , não faças tu, não faça você, não façamos nós, não façais vós, não façam vocês.

Frases com verbos no imperativo negativo
Não venha agora, por favor. Não coma tão depressa! Não esperem por mim.

É um adjetivo que expressa uma ordem, que manda com autoridade, que busca imposição. Ex.: Seu discurso tem um tom imperativo. Imperativo é o que representa algo imperioso, que governa de forma incontestável, indiscutível. Ex.: Seu governo é imperativo.

As frases afirmativas existem para confirmar um fato e geralmente terminam com um ponto (.) ou uma exclamação (!). São o oposto das frases negativas, nas quais o advérbio de negação, a palavra 'não', está sempre antes do verbo.

b) Frases Imperativas: ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas. c) Frases Exclamativas: nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação ligeiramente prolongada.

O modo imperativo é composto por dois tempos verbais: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo. Os verbos no imperativo nunca são conjugados na 1. ª pessoa do singular (eu).
...
Exemplos de uso do imperativo afirmativo:

  1. Entra em casa! (tu)
  2. Entre em casa! (você)
  3. Abre a porta! (tu)
  4. Abra a porta! (você)

O modo imperativo está presente em expressões como Check the address, smile to people e be yourself; porém, não há imperativo em expressões negativas, como do not make up stories, já que não há modo imperativo em orações negativas.

Existem verbos regulares, irregulares, significativos, de ligação, anômalos, auxiliares, pronominais, reflexivos, abundantes, defectivos, impessoais, unipessoais, transitivos e intransitivos.

Imperativo Negativo

  • não vivas tu.
  • não viva você
  • não vivamos nós.
  • não vivais vós.
  • não vivam vocês.

2 categórico, contundente, decisivo, definitivo, esmagador, imperatório, impreterível, incontestável, indiscutível, inegável, injuntivo, obrigatório, peremptório, terminante.

Resumo sobre tempos verbais
Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala).