O que é um verbo na voz passiva analítica?

Perguntado por: uvidal . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

A voz passiva analítica é formada com o verbo auxiliar “ser”, conjugado no mesmo tempo verbal do verbo principal da voz ativa, seguido do particípio passado do verbo principal.

A voz passiva analítica é construída da seguinte forma: Sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. A preposição utilizada para introduzir o agente da passiva é a preposição por, que pode aparecer também nas suas formas contraídas com artigos: pela, pelas, pelo, pelos.

Voz passiva analítica: Este livro foi escrito por mim. Voz ativa: A professora corrigirá os testes amanhã. Voz passiva analítica: Os testes serão corrigidos pela professora amanhã. Voz ativa: O diretor lê os e-mails todos os dias.

A voz passiva pode ser classificada como analítica ou sintética. A voz passiva analítica apresenta um verbo auxiliar e um verbo principal. A voz passiva sintética (ou voz pronominal) apresenta um verbo principal e a partícula apassivadora do sujeito.

A voz passiva sintética é formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto) na terceira pessoa (do singular ou plural) mais o pronome “se” (apassivador). A voz passiva analítica é formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais o particípio de um verbo transitivo direto (ou direto e indireto).

Definição: Uma frase ou proposi o, dita sint tica se, para se determinar o seu valor de verdade, for necess rio recorrer a dados emp ricos, como,por exemplo, na frase "o Jo o roubou o livro".

São os VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS (VTD). Esses verbos são os únicos que admitem a oração na voz passiva (o sujeito sofre a ação). Quando o objeto direto for representado por um pronome de terceira pessoa (ele, ela, eles, elas), deveremos usar os pronomes O, A, OS, AS.

Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva.

  • Voz ativa: Eu vi o menino no parque.
  • Voz passiva: O menino foi visto por mim.
  • Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.

Na voz passiva sintética, há o verbo, o pronome apassivador e o sujeito paciente. Nela, o sujeito é denominado assim porque “sofre” a ação verbal. O verbo pode flexionar-se, ou seja, mudar em relação ao modo, ao tempo, ao número e à pessoa. Entretanto, pode flexionar-se também quanto à voz.

A voz passiva é formada pelo verbo to be + verbo principal no particípio passado. No entanto, só podemos formar a voz passiva com verbos transitivos, ou seja, que são acompanhados por um objeto, uma vez que o objeto da oração na voz ativa ocupará a posição de sujeito na voz passiva.

O agente da passiva é o termo que, na voz verbal passiva, pratica a ação indicada sobre o sujeito paciente. De modo geral, o agente da passiva vem introduzido pela preposição “por” ou, ainda, pela preposição “de”.

Agente da passiva é um termo da oração que pratica a ação expressa pelo verbo, porém na voz passiva analítica. O agente da passiva sempre vem introduzido pela preposição “por” combinada com os artigos definidos “os”, “as”, “o” e “a”.

Voz ativa. Na voz ativa o sujeito é agente, ou seja, pratica a ação.

As contas analíticas são aquelas que representam os elementos patrimoniais no maior grau de detalhamento. O que são as contas sintéticas? Já as contas sintéticas são aquelas cujo saldo é calculado através da soma de duas ou mais contas analíticas. Resumindo, a conta sintética será a soma de diversas contas analíticas.

A conversão da voz ativa na voz passiva sintética apenas ocorre quando a oração na voz ativa apresenta um sujeito indeterminado. Isso se justifica porque na voz passiva sintética não há agente da passiva. Voz ativa: Fizeram uma manifestação na rua. Voz passiva sintética: Fez-se uma manifestação na rua.

A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. Uma das particularidades da voz reflexiva é a presença obrigatória de um pronome oblíquo átono (pronome reflexivo). São eles: me, te, se, nos, vos e se.

Na voz ativa, a ação verbal expressa é realizada pelo sujeito da oração. Na voz passiva, o sujeito da oração é o alvo da ação expressa pelo verbo, ou seja, ele a recebe. Na voz reflexiva, o sujeito da oração é, ao mesmo tempo, agente e alvo da ação indicada.

Educar é verbo transitivo direto e o objeto direto é a gente. 04 – Como ficaria a oração quem está educando a gente na voz passiva analítica? Voz passiva analítica: A gente está sendo educado por quem? Ou A gente é educado por quem?

Continuar lendo O que é morte passiva?