O que é um veículo de uso bélico?

Perguntado por: oagostinho5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Veículo de uso bélico, para efeito do Código de Trânsito Brasileiro, é a Viatura Militar Operacional, de propriedade da União, fabricada ou implementada com características especiais, destinada ao preparo e emprego em operações de natureza militar das Forças Armadas, no cumprimento das suas missões constitucionais e ...

O veículo será identificado externamente por meio de placas dianteira e traseira, sendo esta lacrada em sua estrutura, obedecidas as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) desobriga apenas os veículos de duas ou três rodas do emplacamento dianteiro.

A isenção do licenciamento de veículo pode acontecer em diversas situações. Por exemplo, se você o utiliza como meio de trabalho (taxistas, motoristas de veículos escolares, moto-taxistas, etc), está isento de pagar o valor da documentação. A relação entre PCD e isenção de licenciamento é igual.

Se você não tiver o CRLV-e impresso, sim. O policial ou o fiscal de trânsito precisa acessar o QR Code para checar a autenticidade do documento. É responsabilidade do condutor apresentar os documentos solicitados, não importando se de maneira digital ou impressa.

Tiram a placa dianteira porque, nas rodovias, os radares móveis de velocidade fotografam os veículos de frente. Nas marginais, em São Paulo, são os radares de velocidade e rodízio. Sem contar o pessoal que coloca um suporte de bicicleta na traseira e pendura uma bicicleta infantil para encobrir a placa.

Pois bem: qualquer moldura extra na placa do carro é proibida, pois desrespeita o artigo 221 do Código Brasileiro de trânsito: “portar no veículo placas de identificação em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN”.

ARTIGO 310 DO CTB . PERMITIR A DIREÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR A PESSOA NÃO HABILITADA. Para a configuração do delito previsto no artigo 310 do CTB basta a conduta de entregar a direção de veículo automotor à pessoa não habilitada, não se exigindo resultado naturalístico ou prova da probabilidade de ocorrência de dano.

Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos: Infração - gravíssima; Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir; Medida administrativa - retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

Art. 250, I, e. Tipificação do Enquadramento: Quando o veículo estiver em movimento deixar de manter acesa a luz baixa de dia, em rodovias de pista simples situadas fora dos perímetros urbanos, no caso de veículos desprovidos de luzes de rodagem diurna.

95 As placas com as cores verde e amarela da Bandeira Nacional serão usadas somente pelos veículos de representação pessoal do Presidente da República e Vice-Presidente da República, dos Presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, do Presidente e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Ministros de ...

A placa especial de bronze pode ser utilizada nos veículos de representação destinados ao uso de uma daquelas autoridades arroladas nos §§ 2º e 3º, do artigo 115 do CTB.

O IPVA é o imposto obrigatório para quem possui veículo próprio. Mas, existem alguns casos em que o motorista pode ficar sem pagar por ele. A isenção do IPVA está prevista em condições pré-determinadas, como profissão, ano do carro e PCD (Pessoa com Deficiência).

A isenção de pagamento do IPVA é um direito que deve ser solicitado na Secretaria da Fazenda estadual e está disponível em todos os estados brasileiros. Para conseguir a dispensa do imposto, é necessário que o candidato se encaixe nos requisitos e faça a solicitação no órgão competente do governo estadual.