O que é um vassalagem amorosa?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

O homem, torna-se assim, vassalo da mulher amada, expressão que vem do feudalismo, no qual o senhor feudal distribuía terras entre os seus vassalos, e os últimos lhe juravam fidelidade e servidão, nesse sentido vassalagem amorosa seria o sentimento de dependência, submissão e obediência amorosa.

É comum o tema da coita (coyta), palavra que designa a dor do amor, do trovador apaixonado que sente no corpo a não realização amorosa.

As cantigas de amor são escritas em primeira pessoa do singular (eu). Nelas, o eu poético, ou seja, o sujeito fictício que dá voz à poesia, declara seu amor a uma dama, tendo como pano de fundo o formalismo do ambiente palaciano. É por este motivo que ele se dirige a ela, chamando-a de senhora.

Por amor cortês entende-se o tipo de amor que idealizava a pessoa amada, elevando-a a um plano etéreo, isto é, quase divino.

As relações de suserania e vassalagem, representadas pelo compromisso de fidelidade entre nobres e que implicava direitos e obrigações recíprocas, são aquelas que ocorriam durante o período da Idade Média (século V ao século XV) marcada pelas relações feudais, ou seja, estavam inseridas no contexto do feudalismo.

O Código de Amor Cortês é um estatuto que surgiu durante o período do Trovadorismo (datado nos séculos XII, XIII e XIV na Península Ibérica e no sul da França) e diz respeito às leis que regem a forma de amar e de demonstrar sentimentos pelo ser amado.

São comuns procissões, romarias, construção de templos religiosos, missas etc. A arte reflete, então, esse sentimento religioso em que tudo gira em torno de Deus. Por isso, essa época é chamada de Teocêntrica.

Palavra que significa chamar alguém em que se tenha afeição, sentimento de amor de carinho. Geralmente muito utilizado entre casais para chamar um à outro de maneira carinhosa e afetiva. Também é utilizado para chamar filhos, netos tios.

Nesse contexto, surgiram as cantigas trovadorescas ou provençais. São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

O Trovadorismo é um movimento literário medieval que tem representações principalmente nas regiões onde hoje estão localizados a França, a Espanha e Portugal. As produções literárias do Trovadorismo são chamadas de cantigas.

As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. A mulher possui o papel de suserano e o poeta de vassalo. O principal tema desse tipo de cantiga é o amor não correspondido.

em paixões de folhetim. e eles pedem bis. As suas cantigas de amor.

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Sendo assim, o amor cortês possuía a característica peculiar de estimular ou sugerir o desejo de possuir a mulher nobre, em um jogo amoroso praticado entre o senhor feudal e os jovens cavaleiros.

O amor na Idade Média também podia ser relativo ao amor conjugal mas, normalmente, implicava outros significados ou outros sentimentos além daqueles que hoje lhe conotamos. Implicava estabilidade, cumplicidade, amizade, companheirismo, tolerância.

O casamento ia se construindo como o pilar da estabilidade social, servindo para a procriação e para a união de riquezas. Nesse mesmo período, surgiu a tradição do amor cortês na Europa. O amante era um trovador, e sua amada era uma mulher casada com o senhor de alguma família distinta.

A vassalagem tinha sua importância na garantia mínima de coesão da classe dominadora que asseguravam a reprodução das relações sociais de produção implantadas. Assim, o vassalo ganha a terra à lealdade, subsídio nas batalhas, pagamento de resgate.

Significado de Vassalo
adjetivo Que é obrigado a pagar os tributos, impostos a alguém; tributário. [Figurado] Que é dependente de algo ou de alguém; submisso.