O que é um útero em anteversão?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Útero em anteversoflexão (AVF): Também conhecido como útero antevertido e é a mais comum entre as mulheres. Nesse caso o que acontece é que o útero está inclinado para frente, ou seja, com o corpo uterino sobre a bexiga.

O útero é um órgão de cerca de 8 cm localizado na cavidade pélvica feminina, superior e posteriormente à bexiga. Anatomicamente, ele pode ser dividido em três partes: colo, istmo e corpo.

9 – Quem tem útero retrovertido pode ter parto normal? O parto em caso de útero retrovertido pode ser normal, não sendo necessária uma cesárea só por esse motivo. Isto porque no decorrer da gestação, o órgão vai crescendo e se posicionando de forma reta. Sendo assim, há possibilidade de ocorrer o parto vaginal.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

O útero retrovertido é definido por sua posição, que está em direção à coluna vertebral. No geral, essa condição não causa complicações e não inibe as funções do útero. Porém, algumas mulheres podem apresentar sintomas, incluindo dor na hora da relação sexual e cólicas menstruais.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

Útero projetado para trás do corpo, na direção do reto, não é causa de endometriose. Ao contrário, é a endometriose que pode ser responsável pela mudança de posição do útero; Não existe um protocolo único para o tratamento da retroversão uterina. As medidas terapêuticas variam conforme as peculiaridades de cada caso.

Os tipos de malformações anatômicas do útero são:

  • Útero bicorno. Neste caso, o útero apresenta uma divisão vertical, em forma de fenda. ...
  • Útero unicorno. Essa anomalia acontece quando o útero se desenvolve com uma tuba uterina. ...
  • Útero didelfo ou duplo. ...
  • Útero septado. ...
  • Útero retrovertido.

O útero retrovertido não necessita de tratamento, caso a mulher não tenha sintomas, e raramente é indicada uma cirurgia. Se após um ano de tentativas para ter um filho, sem o uso de preservativo, o casal não conseguir a gestação, é indicado o tratamento via reprodução assistida.

Útero invertido durante a gestação
O útero estar na posição invertida não provoca infertilidade, tampouco dificulta a fecundação ou a continuidade saudável de uma gravidez. Contudo, durante a gestação, o útero pode causar incontinência urinária, além de dores nas costas e para urinar ou evacuar.

“Quem tem útero retrovertido pode colocar o DIU?” Sim, pode colocar o DIU. O dispositivo é eficaz em qualquer variação de útero – sem contar que o útero retrovertido é um útero normal, a única diferença é que ele é virado para a direção da coluna.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

O ciclo menstrual tem fases, e o melhor período para engravidar é durante a ovulação, que acontece em torno da metade do ciclo.
...
São eles:

  1. Muco cervical mais líquido, com aparência de clara de ovo;
  2. Aumento do desejo sexual, da libido;
  3. Aumento do apetite;
  4. Dor pélvica (em alguns casos).

Quais os impactos no corpo de quem ejacula todos os dias? Quando o homem ejacula todos os dias, pode haver uma perda de nutrientes essenciais, como zinco e vitamina C. Além disso, a ejaculação frequente pode levar ao desequilíbrio hormonal, o que pode afetar a libido e a fertilidade.

Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Normalmente, o período fértil da mulher acontece por volta da metade do ciclo menstrual, como já vimos no tópico anterior. Então, basta contar entre 10 e 14 dias após o primeiro dia da menstruação e você terá um momento propício para engravidar.

Após o orgasmo e retirada do pênis, há uma descida do útero e cérvix em direção ao fundo de saco vaginal, mergulhando o colo uterino no lago seminal. O estreitamento provocado pela vasocongestão do terço mais externo da vagina pode dificultar a saída do conteúdo vaginal durante os primeiros minutos pós-orgasmo.

Continuar lendo O que é anteversão?