O que é um treino ondulatório?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

O modelo de periodização ondulatória, como o próprio nome indica; é um modelo de periodização do treinamento que proporciona uma alteração de volume e intensidade a cada microciclo (sessão de treino), compondo, desta forma, “ondas de variações que propiciam uma maior frequência de alternância de estímulos, fazendo com ...

A periodização linear segue a tendência de diminuir o volume e aumentar a intensidade ao longo do período de treino, e a periodização ondulatória varia o volume e a intensidade de treinamento, elevando os ganhos de condicionamento em longos períodos de treino, isto é, a intensidade e o volume são variados pela ...

Linear: é o modelo mais tradicional. O volume começa alto e diminui com o aumento da intensidade, em ciclos de 4 a 8 semanas. É a mais usada em centros de atividade física, ótima para alunos iniciantes e intermediários.

Se o objetivo do praticante for apenas hipertrofia, na grande maioria dos casos, eu opto pela periodização linear. Ela é de mais fácil controle e traz resultados fantásticos.

Além dos ciclos, há também os tipos de periodização, como a linear, um modelo clássico que começa com alto volume e baixa intensidade até progredir para uma intensidade mais alta e, consequentemente, baixo volume. Já a periodização ondulatória tem mudanças de intensidade e volumes alterados com frequência.

Criado pelo pesquisador russo Leev Pavlovitch Matveiev, esse modelo de periodização possui três ciclos: preparatório, competitivo e transição.

Existem alguns tipos de periodização que variam de acordo com o ciclo em que você se encontra — macrociclo, mesociclo e microciclo — ou do objetivo traçado.

A periodização ondulatória flexível permite que o corpo não se adapte a um mesmo estímulo. Mantém-se a intensidade necessária dentro dos padrões aceitáveis pelo corpo no dia em que o treino está sendo executado, promovendo, consequentemente, o estímulo necessário para o melhor desempenho muscular.

De acordo com a periodização clássica, a história é dividida em Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. A denominada Pré-História se inicia com o aparecimento do homem na terra e se estende até cerca de 4.000 a.

Segundo Fleck (2011) a periodização linear segue o modelo clássico, começando com um treinamento de alto volume e baixa intensidade e progredindo para baixo volume e alta intensidade de treinamento. Na periodização não-linear ou ondulatória as mudanças de intensidade e volume acontecem com mais frequência.

Volume é a quantidade de estímulos de treinamento em um determinado período, e tem vários componentes. Em musculação, os mais importantes componentes do volume são o número de exercícios, o número de séries, e a freqüência semanal. O número de exercícios e o número de séries determinam a duração das sessões.

Alguns exemplos são abdominais, prancha, corrida, pular corda, levantamento, agachamento, apoios, deslocamento entre cones, dentre outros. A seguir, vamos falar com mais detalhes sobre alguns dos tipos mais comuns de treino funcional. Grande parte dos treinos funcionais utilizam o peso do próprio corpo.

Treinamento Cíclico: musculatura definida em treinos de uma única sessão. Você já ouviu falar do treinamento cíclico ou circuito? Refere-se a um conjunto de treinos curtos de alta intensidade, direcionados para a queima de gordura subcutânea e para a formação de uma musculatura definida e seca.

O que é o treinamento funcional? Trata-se de um método de treino que utiliza exercícios que aprimoram nosso corpo para realização de um esporte ou de movimentos e funções do dia a dia, como agachar, correr, sentar, pular, empurrar ou carregar um objeto etc.

Uma série medium reps é normalmente a mais indicada para a hipertrofia por uma série de razões.

Evidências mostram que no tempo de descanso para hipertrofia, os intervalos devem ser mais longos do que no treino de resistência, e mais curtos do que no treino de força, ficando entre 30 e 90 segundos[4,5].