O que é um trauma fechado?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

O traumatismo abdominal fechado é definido como a presença de lesão do abdómen e/ou órgãos abdominais, secundária ao impacto de um objeto ou superfície contundente (não penetrante).

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

Resumo. Trauma abdominal aberto é quando um objeto perfura o indivíduo causando descontinuidade dos tecidos. Sua gravidade baseia-se, sobretudo na possível existência de uma lesão visceral podendo levar à morte imediata por hemorragias e choque ou, tardiamente, por infecções.

Trauma é uma definição ampla usada para descrever lesões causadas por uma força externa devido a acidentes, violência ou auto-agressão. É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação.

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

Neste caso, trata-se de um traumatismo que acontece devido ao deslocamento, seja parcial ou total, das extremidades dos ossos das articulações. Diferentemente da fratura, que acontece a quebra do osso, na luxação, o osso apenas sai do lugar.

Como superar o trauma

  1. Aprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. ...
  2. Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. ...
  3. Crie uma rotina saudável. ...
  4. Cultive hobbies. ...
  5. Faça terapia para superar o trauma.

Quando o assunto é trauma, esquecer é, provavelmente, o fim mais improvável. Por isso, o processo de cura, no caso das doenças relacionadas a esse tipo de situação, passa por uma espécie de reinterpretação das memórias ligadas ao evento traumático. Mas nem só na superação do evento traumático se encerra o tratamento.

O trauma psicológico é uma resposta emocional a um evento que deixou feridas na memória e no conceito de identidade de uma pessoa. Ela pode sentir uma série de emoções negativas logo após o acontecimento terrível ou a longo prazo. Pessoas traumatizadas frequentemente se sentem desamparadas, oprimidas e paranoicas.

A ansiedade, o medo, a insegurança e até transtornos psicológicos são algumas consequências. Com isso, o indivíduo que sofre com traumas costuma ter dificuldades para conviver em sociedade, se relacionar, apresentam baixa autoestima e agressividade.

A maioria das pessoas consideram que trauma é algo gerado por situações onde a vida de alguém está ameaçada, como num acidente de carro, um assalto, violência sexual, morte de alguém querido, crises de pânico e ansiedade, etc.

Traumas de infância: Consequências e Como Superar com a...

  • 1- Invalidação constante de sentimentos.
  • 2- Abusos físicos ou psicológicos.
  • 3- Bullying e agressões.
  • 4- Abandono ou rejeição.
  • 5- Relacionamentos problemáticos na família.

Os diagnósticos de enfermagem mais frequentes para as vítimas de trauma no período das primeiras 6 horas após o evento foram: Risco de Infecção, Integridade da pele prejudicada, Dor aguda, Conforto prejudicado e Integridade tissular prejudicada.

Os médicos devem avaliar o estado neurológico do paciente politraumatizado utilizando a escala de coma de Glasgow e a resposta pupilar. Deve-se verificar a presença de lesões externas (fraturas expostas ou não, lesão de pele, hematomas/equimoses, etc) e manutenção da temperatura do paciente, evitando a hipotermia.

Trauma e fobia são medos? Na verdade, medo é uma reação natural e protetiva do nosso cérebro. Isso porque esse sentimento é um estado de consciência que é ativado para nos alertar sobre perigos. Enquanto fobias e traumas são estados provocados em nossa mente por determinados eventos e experiências.

O trauma tem sido rotulado como a doença neglicenciada do mundo moderno, tanto que os investimentos feitos, visando ao seu controle, prevenção e tratamento, são inversamente proporcionais à rápida progressão da violência e ocorrência dos traumatismos.

Traumas neurológicos
Um movimento repentino pode afetar o cérebro e danificar os neurônios. Embora o chamado “abalo neurológico” não ofereça risco de morte, ele pode prejudicar as funções cognitivas e motoras e, comumente, acontece na prática de esportes de contato, como futebol, hóquei ou rugby.