O que é um tiro de saída no handebol?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

O tiro de saída é executado no centro da quadra de jogo, em qualquer direção. Ele é precedido do apito do árbitro autorizando a sua execução em, no máximo, 3 segundos. No momento do tiro de saída, todos os jogadores devem estar na sua própria meia quadra.

a) gol, se a bola entrar na baliza; b) tiro livre, se a bola ficar dentro da área de gol ou se o goleiro tocar a bola e ela não entrar na baliza (13:1a-b); c) tiro lateral, se a bola sair pela linha de fundo (11:1); d) o jogo continua, se a bola passar através da área de gol e voltar para a área de jogo, sem ser tocada ...

Tiro de Meta no Handebol
Marca-se um tiro de meta, quando a invasão deu-se por um jogador da equipe adversária que obteve vantagem com esta ação de invasão – com ou sem a posse de bola.

O tiro de saída é executado no centro da quadra de jogo, em qualquer direção. Ele é precedido do apito do árbitro autorizando a sua execução em, no máximo, 3 segundos. No momento do tiro de saída, todos os jogadores devem estar na sua própria meia quadra.

Se a bola sai por um dos lados, deve ser lançada com a mão
Durante o jogo, quando a bola sair por uma das linhas laterais, pelo chão ou pelo ar, ela deve ser colocada em campo por um jogador adversário ao do time que tocou na bola por último, a partir do ponto de onde ela saiu.

Quais são as punições para cada uma dessas faltas? Há várias punições para essas faltas. Pode acontecer de o árbitro marcar a falta e determinar o tiro de 7 metros ou o tiro livre. Ele também poderá fazer uma advertência seguida de expulsão, desqualificação ou exclusão do esportista.

REGRA 08 - BOLA DE SAÍDA
1- No início da partida a escolha de lado ou saída de bola será decidido por meio de sorteio procedido pelo árbitro principal. A equipe vencedora do sorteio escolherá a meia quadra onde irá iniciar jogando e a equipe perdedora terá o direito à bola de saída do jogo.

Conheça as diferentes modalidades de tiro

  • Tiro com pistola. Essa modalidade é dividida em quatro categorias: alvo móvel, pistola livre, pistola de ar e tiro rápido. ...
  • Tiro com carabina. A modalidade é praticada com uma arma de cano longo e, por isso, permite o uso das duas mãos. ...
  • Tiro ao prato. ...
  • Alvo móvel. ...
  • Airsoft. ...
  • Paintball.

Para VASCONCELOS (2015) os fundamentos são:

  • Posição estável;
  • Pontaria;
  • Controle da respiração;
  • Acionamento do gatilho;
  • Seguimento do tiro.

A área é exclusiva do goleiro: só ele pode pisar nela. O atacante que penetra na área é castigado com um tiro livre se for intencionalmente e não tiver a posse da bola.

3 segundos

Podem ser dados até 3 passos ou ficar até 3 segundos com a bola nas mãos. Para se locomover pela quadra, o jogador deve quicar a bola no chão, mas não pode voltar a quicar se segurar a bola com as duas mãos.

Dois minutos – punição que obriga o jogador a permanecer fora da partida durante dois minutos, depois dos quais pode retornar ao jogo com permissão da mesa de arbitragem. Durante este período o time fica com um jogador a menos. A punição é geralmente aplicada à faltas desnecessárias e substituições incorretas.

Alemanha

O handebol, como hoje é praticado, foi introduzido aproximadamente em 1890 na Alemanha e recebeu o nome de Raftball, sendo aprimorado para estrear em campo em 1912, e expandindo-se fortemente durante o período da Primeira Guerra Mundial (1915-1918).

NÃO. Não é validado o gol diretamente do início de jogo, primeiro ou segundo tempo, ou reinício (após os gols da equipe adversária).

Karl Schelenz

O alemão Karl Schelenz (1890-1956) foi um atleta e professor de educação física, responsável pela criação do handebol em 1919.

Regras do handebol
A mão do jogador deve estar sempre aberta para que tenha um melhor domínio sobre a bola, e, ao contrário do basquetebol, não é permitido conduzir a bola durante o drible. Além disso, o jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos com ela.

Porém, arrancar a bola ou agredir o adversário é contra as regras; - O time marca ponto quando a bola ultrapassar totalmente a linha do gol; - Quando a bola cruzar a linha lateral, é cobrado o tiro lateral: o atleta pisa com um pé na linha e, com a bola em mãos, recoloca-a em jogo.