O que é um tipo de texto expositivo?

Perguntado por: aAvila . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

O texto expositivo é usado para expor e apresentar uma ideia ou um conceito. Utiliza-se de recursos como comparação, enumeração, definição, descrição e informação. Pode ser classificado em dois tipos: expositivo-argumentativo e expositivo-informativo.

Características dos textos expositivos
definição: explicação e definição sobre os temas relacionados com o assunto abordado. descrição: análise mais pormenorizada de aspectos referentes ao tema. comparação: relação entre dois ou mais conceitos distintos e que podem se complementar.

O texto expositivo tem como principal objetivo apresentação de um conceito ou uma ideia. Ele é comumente utilizado em escolas e ambientes acadêmicos por meio de aulas, seminários, palestras, entrevistas etc.

Alguns exemplos de gêneros textuais expositivos:

  • Seminários.
  • Palestras.
  • Conferências.
  • Entrevistas.
  • Trabalhos acadêmicos.
  • Enciclopédia.
  • Verbetes de dicionários.

Tipos de textos: conheça 5 tipos textuais que caem no Enem

  • 1 Texto injuntivo.
  • 2 Texto dissertativo.
  • 3 Texto narrativo.
  • 4 Texto descritivo.
  • 5 Texto expositivo.

O texto explicativo consiste em um gênero textual que faz compreender um problema da ordem do saber. A partir do problema apresentado, um sujeito comunica a seu interlocutor a solução, modificando-lhe a percepção anterior.

Estrutura de um texto expositivo
A primeira parte de qualquer texto deve introduzir o leitor ao tema que vai ser exposto em seguida. Na introdução de um texto expositivo também deve apresentar-se a temática principal de uma maneira simples e prática para orientar e situar o leitor no texto.

A principal diferença entre texto expositivo e argumentativo é que, no primeiro, o escritor deve apresentar um conceito sem necessariamente defendê-lo, enquanto no segundo, é necessário defender a sua ideia com base em argumentos de modo a convencer o leitor.

De maneira geral, os textos Dissertativos-Expositivos são organizados em prosa (períodos e parágrafos) e em três partes sequencialmente complementares: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

O texto informativo-expositivo tem por finalidade a transmissão clara, ordenada e objetiva de informações e indicações que digam respeito a factos concretos e referências reais. É bastante objetivo e é capaz de apresentar e explicar assuntos, situações e ideias.

no Brasil na década de 1970. Nesse período, a principal preocupação dessa corrente era descrever os fenômenos sintético-semânticos presentes nos enunciados. Na década de 1970, muitos linguistas se preocuparam em construir uma gramática de texto, pois havia sentenças que a gramática de frase não conseguia explicar.

O texto expositivo tem o objetivo de informar e esclarecer o leitor ao apresentar um determinado tema ou assunto. Contudo, esse tipo de texto não tem, necessariamente, o intuito de convencer o leitor, apenas de expor as ideias e pontos de vista.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo expositivo;
  • Texto dissertativo argumentativo;
  • Texto explicativo injuntivo;
  • Texto explicativo prescritivo.

O texto narrativo é um gênero textual muito comum e muito utilizado. Ele narra a história principal sequencialmente, abordando os fatos de uma maneira cronológica e organizada. O grande ponto do texto narrativo é justamente a presença de um narrador que conta os principais elementos e acontecimentos da história.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta. Tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações.

Os textos explicativos podem ser injuntivos ou prescritivos. Os textos explicativos injuntivos possibilitam alguma liberdade de atuação ao leitor, enquanto os textos explicativos prescritivos exigem que o leitor proceda de uma determinada forma.

São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo. Gêneros textuais (romances, poemas, relatórios, e-mails, teses, verbetes etc.) são compostos por tipos textuais. Por exemplo: para escrever um conto (gênero textual), é indispensável o uso da narração (tipo textual).