O que é um texto Injuntivos?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

O tipo textual injuntivo caracteriza-se por fornecer instruções para a realização de uma ação desejada, logo, esse texto incita o leitor a realizar algo. Sua aplicação é presente em manuais de instruções, pedidos, prescrição etc.

Definição. Os textos injuntivos têm a proposta de instruir, informar, auxiliar, aconselhar e recomendar. Para isso, eles oferecem desde o passo a passo das ações que devem ser realizadas até o aconselhamento de como proceder.

O texto injuntivo, também conhecido como instrucional, é aquele que tem como objetivo guiar o seu leitor dando instruções claras do que precisa ser feito para que ele consiga chegar ao resultado final. Ele está muito presente no nosso dia a dia.

O que são os Tipos de Texto:
São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo. Gêneros textuais (romances, poemas, relatórios, e-mails, teses, verbetes etc.) são compostos por tipos textuais.

Os textos injuntivos se caracterizam por utilizar verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito. São exemplos de textos injuntivos os manuais de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos e leis.

Eles se dividem em cinco:

  • narrativo;
  • descritivo;
  • dissertativo;
  • expositivo;
  • injuntivo.

Os textos injuntivos informam, ajudam, aconselham, recomendam e propõem, dando alguma liberdade de atuação ao interlocutor. Os textos prescritivos obrigam, exigem, ordenam e impõem, exigindo que as determinações sejam cumpridas da forma que estão referidas, sem margem para alterações.

Os textos injuntivos são aqueles que apresentam o passo a passo para a realização de uma tarefa, sendo que essa instrução pode ser verbalmente ou de modo não verbal. Diante dos textos expostos é possível identificar como textos que não pertencem a tal categoria as fábulas, sendo as mesmas textos narrativos.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

Narração, argumentação e dissertação são alguns deles
A primeira caracteriza-se por ser um tipo de texto onde o autor irá expor suas ideias ou pontos de vista. Já no segundo tipo, o intuito do autor é persuadir o leitor a concordar com a ideia exposta.

Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

Os tipos de textos reúnem 5 tipos (narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo) sendo caracterizados por conterem um objetivo e uma estrutura geralmente fixa. Já os gêneros textuais são estruturas que surgem dos tipos de textos.

No texto expositivo, esses elementos fazem com que o leitor tenha informações suficientes para compreender o assunto ou interpretar os dados. Artigos científicos, notícias, manuais e receitas são alguns dos inúmeros exemplos de texto expositivo que estão presentes no nosso cotidiano.

O texto narrativo é aquele em que se conta uma história, seja ela real ou fictícia. Seus elementos básicos são espaço, tempo e personagem. Outra característica importante da narrativa é a presença de uma voz que conta a história: o narrador. O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos.

O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.

De modo geral, o texto injuntivo pode contribuir com o desenvolvimento de habilidades importantes em nossos alunos. É o que observamos quando nos deparamos com gêneros discursivos como as receitas culinárias, os manuais e cartilhas de instrução, bulas de medicamentos etc.

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.

Estrutura Descritiva
A descrição apresenta três passos para a construção: Introdução: apresentação do que se pretende descrever. Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição. Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.

Então, continue a leitura!

  1. 1 Texto injuntivo.
  2. 2 Texto dissertativo.
  3. 3 Texto narrativo.
  4. 4 Texto descritivo.
  5. 5 Texto expositivo.