O que é um texto impessoal?

Perguntado por: nlacerda . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os textos formais exigem a impessoalização da linguagem. Isso significa que, às vezes, é necessário omitir os agentes do discurso para ocultar nossa opinião pessoal e as diversas vozes que compõem um texto.

Coloque o sujeito no plural para generalizá-lo
Evite construir o discurso na primeira pessoa do singular (eu) e faça uso da primeira e da terceira pessoa do plural (nós/eles). Dessa forma, você consegue se distanciar das emoções e da subjetividade em um texto.

A intenção nessa pergunta é que eles consigam compreender o sentido de “pessoalidade” como uma forma de o autor marcar sua presença no texto, colocar sua pessoa em forma pronominal, como “eu”, “nós”. Já a impessoalidade seria a ausência dessas marcas.

2 sinônimos de impessoal para 1 sentido da palavra impessoal: 1 comum, banal.

Os principais verbos impessoais são o verbo haver (apenas com sentido de existir), o verbo fazer (quando indica tempo decorrido) e verbos que indicam fenômenos da natureza e atmosféricos.

Impessoalidade: toda redação técnica deve utilizar uma linguagem impessoal, ou seja, o autor não deve exprimir opiniões pessoais nem fazer juízo de valor a respeito do assunto tratado, sendo assim, há um distanciamento entre mensagem e autor.

Verbos Pessoais: têm sujeito, mas não são conjugados em todas as formas (carpir, delinquir, extorquir). Verbos Impessoais: não têm sujeito. A maior parte deles indica fenômenos naturais (gear, relampejar, trovejar). Verbos Unipessoais - A maior parte deles indica vozes ou ações dos animais (galopar, ladrar, miar).

As redações, num geral, são textos do gênero dissertativo-argumentativo, ou dissertação, o nome vem da característica central que uma redação cumpre: argumentar.

O princípio da impessoalidade estabelece a imparcialidade na defesa do interesse público, excluindo preferências ou aversões pessoais ou partidárias.

Usar a primeira pessoa do singular
O texto dissertativo-argumentativo, exigido no Enem, quer sim que você se posicione, mas de maneira impessoal. Isso significa que você nunca deve utilizar “eu acho”, “eu penso” ou qualquer expressão na primeira pessoa. Opte por palavras na terceira pessoa do plural.

A redação dissertativa argumentativa é aquela dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão, na qual um ponto de vista é defendido com argumentos. Ela é escrita de forma impessoal, sem usar “eu” ou “nós” e os verbos conjugados nessas pessoas. Por exemplo, não se usa “eu penso”, mas “pensa-se” ou “defende-se”.

É exemplo de texto impessoal:(A) - Não entendo como votam naquele candidato. (B) - É indispensável esclarecer os casos de corrupção no país. (C) - Posso crer no avanço da ciência brasileira. (D) - É ridículo que não temos vacina para todos.

A corrupção privada ou “corrupção necessária” pode ser caracterizada por diversas condutas, sendo a mais comum delas o suborno em negociações privadas, o qual é considerado, na maioria dos casos, como “natural”, e “necessário” para impulsionar os negócios privados.

É a manipulação de políticas, instituições e regras de procedimento na alocação de recursos e financiamento por tomadores de decisões políticas, que abusam de sua posição para sustentar seu poder, status e riqueza.

Os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito. Ou seja, eles surgem em orações sem sujeito. Há alguns muito usados, como o verbo “haver” no sentido de “existir”, como o próprio “há” no início dessa oração.