O que é um texto formal é um texto informal?

Perguntado por: amaldonado6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

O tom da linguagem informal é mais pessoal do que da linguagem formal. Porém, a linguagem informal não é usada apenas quando falamos. Podemos usar linguagem informal também quando escrevemos, como por exemplo, em um cartão postal para um membro da família ou uma mensagem de texto para um amigo.

A linguagem formal também é chamada de linguagem culta. Essa linguagem é aplicada quando não existe familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em momentos que requerem mais respeitabilidade.

Significado de Formal
adjetivo Que cumpre as regras com rigor, polidez; cerimonioso: estilo formal. Característicos de eventos solenes; em que há pompa: traje formal. Que segue os protocolos, as solenidades próprias de uma situação; solene: colóquio formal.

A principal diferença entre a linguagem formal e a informal está na preocupação com as normas gramaticais (norma culta) da língua: na formal, precisamos respeitar o uso correto do português, utilizando um vocabulário claro e diversificado; já na informal, podemos usar gírias, abreviações, interjeições, palavras ...

Para garantir que você está utilizando a linguagem formal nos seus textos, siga as dicas a seguir:

  1. Seja formal, mas simples. ...
  2. Use a conjugação verbal adequada. ...
  3. Escreva considerando o destinatário da mensagem. ...
  4. Seja simpático. ...
  5. Mantenha a atenção do leitor do início ao fim.

Características da linguagem formal:
Utilização rigorosa das normas gramaticais (norma culta); Pronúncia clara e correta das palavras; Utilização de vocabulário rico e diversificado; Registro cuidado, prestigiado, complexo e erudito.

Veja exemplos de textos na linguagem informal:

  • 1 – Conversa nas redes sociais: “Galera, domingo vai ter um churras na minha casa. ...
  • 2 – Conversa na zona rural: “Ocê num vai creditar no que eu ouvi na rádio hoje. ...
  • 3 – Poema: Xote ecológico – (A. ...
  • 4 – Rodrigo, trouxe os exercícios da semana passada?, perguntou a professora.

A linguagem formal é mais elaborada e utiliza a norma culta da língua, sendo utilizada em situações profissionais e acadêmicas que requerem um registro mais cuidadoso da língua. Já a linguagem informal é mais coloquial e utilizada em situações informais, como em conversas entre amigos e familiares.

Introdução - seja amistoso, use “Caro / Cara”, “Prezado / Prezada” ou “Exmo. / Exma.” Mensagem - evite: abreviações, emoticons, texto todo em maiúsculas; seja conciso, use formatação tradicional, mencione no texto os arquivos enviados em anexo e leia o histórico de mensagens.

Informal é um adjetivo de dois gêneros, que descreve algo ou alguém que não é formal ou uma situação em que não existe formalidade. Uma pessoa informal é uma pessoa descontraída, que não segue regras rígidas. Também é uma palavra usada para descrever situações onde há cumplicidade, confiança ou familiaridade.

Um bom exemplo de recurso online usado para essa finalidade é o site FastFormat. A ferramenta gratuita permite formatar documentos automaticamente em diversos padrões acadêmicos, como artigos científicos, TCC, dissertações de mestrado e teses de doutorado, por exemplo. Para acessar, basta fazer um cadastro.

Acessibilidade: além de ser um texto técnico, a notícia também é um texto de amplo alcance, ou seja, possui um público-alvo vasto e diverso, por isso, em conjunto com a formalidade, o texto deve apresentar acessibilidade, evitando termos desconhecidos ou conceitos técnicos e priorizando uma linguagem simples e direta.

A linguagem verbal é a modalidade de comunicação que usa a escrita ou a fala na interação entre pessoas. Portanto, temos como exemplo as cartas, textos, discursos, conversas e as transmissões de rádio.

Características da linguagem informal:
Utilização de gírias, palavrões, palavras inventadas, onomatopeias, gestos,…; Uso de palavras abreviadas ou contraídas: cê, pra, tá,…; Sujeita a variações regionais, culturais e sociais; Registro espontâneo e pouco prestigiado, por vezes incorreto e desleixado.

São consideradas como informais as ações realizadas em outros locais diferentes da escola. Enquanto nos países latinos e Lusófonos, os termos, “não formal” e “informal” são aplicados à educação, sendo o primeiro associado a instituições como museus, centros culturais, ONGs, e o segundo, a mídias.

Ou seja: trabalhador informal é aquele que exerce sua atividade sem carteira assinada ou, no caso de autônomos, sem um CNPJ (o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Quando falamos com amigos e familiares utilizamos a linguagem informal. Entretanto, se estamos numa reunião na empresa, numa entrevista de emprego ou escrevendo um texto, devemos utilizar a linguagem formal.

Para tanto, trata-se de um texto informativo, geralmente sem teor opinativo. Além disso, apresenta um acontecimento real, cuja linguagem é clara e formal.

De uma maneira geral, o lide deve responder a seis perguntas: o quê (a ação), quem (o agente), quando (o tempo), onde (o lugar), como (o modo) e por que (o motivo) se deu o acontecimento central da história.

A reportagem, assim como os demais textos jornalísticos, apresenta uma linguagem clara, objetiva e direta. O texto deve ser escrito em norma-padrão da língua portuguesa, visto que ele deve circular em veículos oficiais na mídia (impressa, digital, radiofônica ou televisiva).