O que é um texto dissertativo exemplo?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Texto dissertativo é um formato de escrita que busca defender uma ideia central a partir da argumentação, valendo-se, portanto, de opiniões e provas, como dados, levantamentos, estatísticas, fatos, exemplos e quaisquer outros elementos que sejam capazes de sustentar a tese apresentada.

Para construir um texto dissertativo perfeito, siga a seguinte ordem:

  1. Domine a gramática.
  2. Conheça o tema.
  3. Compreenda as ideias sobre o tema.
  4. Exponha as ideias.
  5. Sintetize os argumentos.
  6. Posicione-se opinando.
  7. Conclua a argumentação com soluções.

Apresentar um ponto de vista ou opinião do autor. Realizar uma análise crítica. Apresentar argumentos, fatos e/ou dados para justificar e/ou defender ideias.

Confira abaixo!

  1. Entenda o tema. Principalmente em vestibulares, é comum que o candidato tenha que redigir sobre um tema já estabelecido. ...
  2. Entenda as etapas da redação. ...
  3. Escolha seus argumentos. ...
  4. Organize cada parágrafo do texto. ...
  5. Desenvolva com clareza. ...
  6. Traga soluções. ...
  7. Esteja atento ao português. ...
  8. Revise e confira seu texto.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

O texto dissertativo-argumentativo é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A principal diferença está no objetivo de cada uma: A redação dissertativa exige a exposição e análise de informações a respeito de um assunto, enquanto a dissertação-argumentativa exige que você assuma um posicionamento sobre um assunto.

Confira algumas opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Todos estruturam-se na ordem: tópico frasal, desenvolvimento e conclusão.

Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação

  1. deixar claro de qual “parte” do problema você está falando;
  2. colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese);
  3. explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).

A linguagem neste tipo de texto é denotativa, isto é, preocupada com a informação. Deve ser uma linguagem impessoal e objetiva, com emprego da forma culta e formal da língua. Isto não significa que não se pode usar recursos poéticos, históricos e recursos linguísticos.

Quanto à linguagem, no texto dissertativo, ela deve ser impessoal e objetiva, deve prevalecer o sentido denotativo das palavras e, de preferência, a ordem direta dos termos das orações.

Assim, a proposta de intervenção deve dividir-se em cinco elementos:

  • Agente;
  • Ação;
  • Modo/meio;
  • Finalidade;
  • Detalhamento.

Por último observe se sua dissertação tem o mínimo de 15 linhas escritas e o máximo de 35 (tamanho exigido na maioria dos processos seletivos, principalmente no ENEM). Se você seguir esses critérios básicos e suficientes da dissertação, então, com certeza, terá uma ótima avaliação!

A estrutura da dissertação deve apresentar, no mínimo, três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, é fundamental apresentar a tese, ou seja, o posicionamento que você irá defender ao longo da redação. A tese é a 'espinha dorsal' do texto, portanto ela deve ser clara, direta e objetiva para que o leitor compreenda qual é o seu ponto de vista em relação ao tema.

O parágrafo se inicia com uma margem no canto esquerdo da página, em sua primeira linha, indicando o começo, e se encerra com um ponto final, após o qual não há mais texto, a não ser na linha posterior com o recuo de margem, indicando o início de um novo parágrafo.

O último parágrafo do texto dissertativo-argumentativo pode ser feito de duas maneiras: em forma de síntese ou com proposta de solução. No caso da síntese, o autor deve resumir os argumentos e repetir sua tese, concluindo o raciocínio construído desde a introdução.

Conclusão dissertativa - Como encerrar o texto expositivo ou argumentativo

  1. Retomada da tese. É importante que, ao terminar a leitura, o leitor tenha total clareza quanto à tese ali defendida. ...
  2. Perspectivas futuras. ...
  3. Propostas de enfrentamento do problema. ...
  4. Genérico, específico.

A dissertação poderá ser classificada quanto ao método utilizado para sua obtenção das seguintes maneiras:

  • Expositiva. Acontece quando, no texto, o articulador das ideias utiliza dados fartamente noticiados em jornais, revistas, rádio, televisão, enciclopédias. ...
  • Argumentativa. ...
  • Mista.

Primeiro parágrafo do texto
É importante manter o foco apenas nas questões a serem discutidas no próprio texto e não deixar nenhuma ponta solta, já que a função desses argumentos contrários é iniciar um diálogo com a tese ou com as ideias que você pretende desenvolver.