O que é um texto didático?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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O texto didático é um gênero textual com objetivos pedagógicos. É disposto de maneira que todos os leitores tenham a mesma conclusão. Por este motivo, é considerado um texto utilitário.

Um texto didático-científico é aquele que possui como objetivo a divulgação dos conhecimentos, informações e dados científicos de uma forma acessível, isto é, didática, de modo que o sujeito compreenda com facilidade os conteúdos.

A linguagem é ponto crítico para a elaboração do texto didático, e deve não somente refletir todas as indicações aqui feitas, mas ainda ser adequada ao discente do segmento. O texto didático deve “conversar” com o leitor, ser direto e claro, falar com o leitor aproximando-o e não mantendo-o à distância.

São qualidades inerentes à linguagem e transcendem a qualquer linguagem específica. conduzi-lo a um maior aperfeiçoamento. , ou seja, no estudo dos objetivos, e não nos meios que usamos, já que êles são comuns a várias formas de expressão.

A didática de ensino da leitura assumida pela professora pressupõe, ou está atrelada, a sua forma singular de conceber o ensino da leitura no mundo da cultura escrita, ou a partir da imitação de modelos escolares experienciados em sua época de estudante.

Os tipos textuais mais conhecidos são:

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

DIDÁTICA. Objetivo é o que se espera que a turma aprenda em determinadas condições de ensino. É ele que orienta quais conteúdos devem ser trabalhados e quais encaminhamentos didáticos são necessários para que isso ocorra.

Os objetivos da Didática são: refletir sobre o papel sóciopolítico da educação, da escola e do ensino; compreender o processo de ensino e suas múltiplas determinações; instrumentalizar teórica e praticamente, o futuro professor para captar e resolver os problemas postos pela prática pedagógica; redimensionar a prática ...

Tratando do texto didático, infere-se, portanto, ser aquele cuja finalidade é o ensino. Este tipo de texto tem cunho educativo e busca modelar as regras nas teorias pedagógicas.

Um texto científico é uma produção textual, uma narrativa escrita que aborda algum conceito ou teoria, com base no conhecimento científico através da linguagem científica. Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica.

O texto didático refere um gênero textual cujo objetivo principal é o fim pedagógico. Dessa forma, ele se apresenta de uma maneira em que todos os seus leitores chegarão a mesma conclusão.

Características do texto didático

  1. Objetividade.
  2. Impessoalidade.
  3. Linguagem acessível ao nível de conhecimento do leitor.
  4. Abordagem que permite uma única e específica interpretação.
  5. Frequentemente usado em programas de ensino-aprendizagem.
  6. Adaptação dos sentidos para a mais clara compreensão da mensagem.
  7. Coesão.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

Existem dois tipos de pesquisa didática: a naturalista, que analisa uma prática já utilizada em sala de aula, e a intervencionista, que estuda a interação entre professor, aluno e conteúdo por meio de projetos de ensino, seqüências didáticas e atividades elaboradas com essa finalidade.

Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas.

Analisa o histórico das pesquisas na área de alfabetização e as diferentes formas, ao longo dos anos, de conceber a escrita e seus processos de aquisição pelas crianças. Busca permitir a compreensão da discussão atual sobre a utilização dos conceitos de alfabetização e letramento.