O que é um texto descritivo e quais são as características?

Perguntado por: ogalvao4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

O texto descritivo é uma tipologia textual que oferece um retrato verbal ao seu leitor sobre algo ou alguém. Sua composição apresenta verbos de ligação e o uso recorrente de adjetivos, substantivos ou locuções. Ele geralmente é utilizado juntamente do texto narrativo, no intuito de descrever certa ação ou personagem.

O texto descritivo é um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.

Dentre suas características, destacamos o uso de adjetivos, locuções adjetivas e orações adjetivas; a enumeração e comparação entre elementos; a prevalência de verbos no passado; e o uso de orações coordenadas justapostas. Pode ser objetiva ou subjetiva.

Tipos de textos descritivos
A descrição é classificada de 2 formas: Descrição objetiva: descrição realista ou denotativa sobre algo sem que haja algum juízo de valor. Descrição subjetiva: descrição que envolve as impressões pessoais do autor e, por isso, apresenta o sentido conotativo da linguagem.

Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa. Vejamos as características de cada uma: Descrição denotativa: acontece quando a exposição da pessoa, objeto ou lugar é realizada de maneira objetiva, direta, sem uso de metáforas ou de linguagem figurada.

Estrutura do texto descritivo

  1. Introdução: apresentação do objeto descrito.
  2. Desenvolvimento: caracterização desse objeto, seja de forma objetiva ou subjetiva.
  3. Conclusão: finalização da descrição.

A estrutura do texto descritivo
A estrutura do gênero descritivo se divide em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

O texto descritivo é uma exposição de algo ou alguém com o objetivo de conhecer sua composição. Dessa forma, para fazer uma boa descrição, seja ela oral ou escrita, é preciso apresentar todas as características do objeto. Para exemplificar, segue um trecho do livro Helena, de Machado de Assis.

adjetivo Que se consegue descrever; que possui a característica de uma descrição; que é capaz de retratar algo ou alguém: texto descritivo. Diz-se daquilo que descreve alguma coisa e/ou possui características descritivas.

Estrutura do texto descritivo
Introdução: faz-se primeiramente a identificação do ser ou objeto que será descrito, de modo que o leitor já foque a atenção no ser ou objeto.

As dissertativas expõem uma opinião, as descritivas apresentam uma descrição e as narrativas contam fatos ou acontecimentos.

Como fazer uma conclusão em 6 passos:

  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

A descrição ocorre pela necessidade de explicar como são os seres, os objetos ou os lugares aos quais se faz referência. Descrever um ser, objeto ou lugar é apresentá-los por meio das palavras, de forma que quem não os conhece possa fazer uma ideia de como são.

Esse tipo textual mostra aspectos, características e detalhes do que está exposto. O texto descritivo, como o próprio nome diz, descreve um objeto, lugar, pessoa ou fato. Assim, podem ser utilizados adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações.