O que é um texto bem escrito?

Perguntado por: icamilo . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Para outros, texto bem escrito é o que não tem erros de grafia. Muitos outros acreditam que texto bom é o que tem palavras difíceis porque fica sofisticado e impressiona quem lê. E há quem aposte nos termos em inglês para dar a impressão de modernidade, […] Muita gente jura que basta saber gramática para escrever bem.

As três partes estruturantes de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

São muitas as condições que sempre fizeram a qualidade de um texto: coesão, coerência, correção, objetividade, clareza, precisão e concisão, entre outras menos votadas.

Seus elementos principais são código/linguagem, contexto, produtor, leitor/ouvinte e função. Há cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Dentro desses tipos, há diversos gêneros, que se referem às práticas textuais. O texto pode ser verbal ou não verbal.

São sete os fatores da textualidade, dois linguísticos e cinco pragmáticos: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade, intertextualidade.

Revisão vai além da ortografia e foca os propósitos do texto. Produzir textos é um processo que envolve diferentes etapas: planejar, escrever, revisar e re-escrever.

E para conseguir Clareza, seu texto deve ser coerente, coeso, informativo e conciso. Preste atenção nos próximos aspectos e melhore desde já a qualidade dos seus escritos.

Um texto se divide em pelo menos duas unidades, por exemplo, capítulos ou parágrafos. Ele deve se dividir em pelo menos duas orações, que são partes extraíveis do texto. O texto sempre transmite alguma informação ao leitor ou ouvinte. Cada vez que se começa um novo enunciado, devemos transmitir algo novo para o leitor.

Os tipos textuais mais conhecidos são:

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

Produção de texto: Confira 5 dicas de como melhorar sua produção!

  1. Tire tempo para pesquisar o tema. ...
  2. Planeje sua agenda de produção. ...
  3. Use as palavras-chave adequadamente. ...
  4. Tenha uma estrutura de subtítulos e parágrafos. ...
  5. Revise com calma antes e depois de enviar.

Como fazer um bom resumo de texto?

  1. Leia atentamente o texto original. ...
  2. Marque as principais ideias do texto. ...
  3. Sublinhe as palavras-chave. ...
  4. Tenha o poder de síntese. ...
  5. Cuidado com a coesão e coerência. ...
  6. Faça uma leitura final. ...
  7. Não se esqueça de citar a fonte.

Por isso, evite desvios da norma culta. Elegância textual é o resultado da observação dos critérios mencionados anteriormente. Incluem-se, ainda, o conteúdo, a originalidade e o aspecto formal do texto jurídico.

Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros.

Os tipos de textos reúnem 5 tipos (narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo) sendo caracterizados por conterem um objetivo e uma estrutura geralmente fixa. Já os gêneros textuais são estruturas que surgem dos tipos de textos.