O que é um texto auto?

Perguntado por: ccastro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Auto (do latim actu = ação, ato) é uma composição teatral do subgênero da literatura dramática, surgida na Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. De linguagem simples e extensão curta (normalmente, compõe-se de um único ato), os autos, em sua maioria, têm elementos cômicos ou intenção moralizadora.

O poema Autopsicografia é uma obra poética da autoria de Fernando Pessoa que revela a identidade de um poeta e aborda o processo de escrever poesia.

FOLGUEDOS POPULARES
Também denominados Autos ou Danças Dramáticas, os Folguedos são grupos folclóricos que apresentam personagens com hierarquia, uso de indumentárias específicas, são cíclicos e freqüentemente representam um enredo. No Brasil, há grande número e variedade deles, em todas as regiões.

Gil Vicente escreveu poemas e obras de dramaturgia (autos e farsas), das quais merecem destaque: Monólogo do Vaqueiro ou Auto da visitação. Auto Pastoril Castelhano. Auto dos Reis Magos.

São os tipos narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo, por exemplo. Os gêneros textuais definem as formas de agir no mundo por meio dos textos, ou seja, caracterizam os modelos convencionalmente aceitos para exercerem algum tipo de ação social.

Auto: significado
A palavra auto, grafada com “u”, tem como origem o termo em latim actum, se referindo a um ato público ou registro detalhado. Também pode significar uma representação teatral ou mesmo ser a forma abreviada para automóvel.

Os gêneros que fazem parte do auto?

  • tragédia;
  • comédia;
  • tragicomédia;
  • auto;
  • farsa.

AUTORRETRATO, PODE SER DEFINIDO COMO UM RETRATO, QUE O ARTISTA FAZ DE SI MESMO, INDEPENDENTE DO SUPORTE ESCOLHIDO. MUITAS VEZES O AUTORRETRATO NÃO É UMA CÓPIA EXATA DO ARTISTA, MAS UMA REPRESENTAÇÃO DE SUA ESSÊNCIA, DE SEUS SENTIMENTOS.

Faça as linhas internas dos lábios, as sombras debaixo dos olhos e o sombreamento na ponte do nariz. Faça também as rugas, linhas de expressão e afins, assim como os acessórios que você usa (brincos, piercings), os detalhes das sobrancelhas etc. Quanto mais detalhado, mais realista vai ficar o desenho.

02 – Qual é o tema desse poema? O tema é a criação do poema como resultado do fingimento poético. Se trata de uma reflexão sobre o fazer poético por meio da metalinguagem, que consiste em criar um poema por meio do qual se discute o próprio processo de construção.

O auto é um gênero dramático (feito para peças teatrais) marcado pela linguagem informal e pelos temas sociais. Surgiu em Portugal, no período medieval, e era definido pelos temas religiosos, profanos ou alegóricos.

Auto: Peça teatral sobre temas religiosos ou profanos com teor moralizante que, através de alegorias, visa satirizar e educar. As personagens são frequentemente representadas de forma abstrata: a bondade, a fome, a inveja,...

A cultura goiana é bastante atrelada ao campo, ou seja, uma cultura tradicional, com modo característico de falar, se portar e se vestir, associados às suas tradições, festas, rituais, símbolos e outras características que os tornam diferentes das demais culturas existentes.

Um Auto de Gil Vicente é uma peça de Almeida Garrett de 1838. Garrett é considerado, depois de Gil Vicente, o maior autor dramaturgo que Portugal pôde presenciar. A peça foi representada pela primeira vez no teatro da Rua dos Condes, em 1838.

Farsa. A farsa é um gênero dramático cômico que se utiliza de personagens caricatos e excêntricos, além de mostrar situações exageradas. Na farsa não existe a preocupação com discussão de valores ou perturbação das relações sociais mesmo quando inspira-se em situações do cotidiano.

Em 1531, em carta ao rei, Gil Vicente defendeu os cristãos- novos, a quem tinha sido atribuída a responsabilidade pelo terremoto de Santarém. Também no "Auto da Índia" apresentou uma visão antiépica da expansão ultramarina.

O que são os Tipos de Texto:
São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo. Gêneros textuais (romances, poemas, relatórios, e-mails, teses, verbetes etc.) são compostos por tipos textuais.

Quais são os principais tipos de texto?

  • Texto Narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo;
  • Texto expositivo;
  • Texto injuntivo.

Auto: como usar? Já a palavra “auto” é um substantivo e pode ser usada como prexido de palavras quando tem como objetivo acrescentado sentido a si mesmo. Além disso, é usada quando se refere a um ato público ou abreviação da palavra automóvel.

1 automóvel, carro, veículo, viatura. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Registro escrito de processo judicial: 2 certidão, documento, escritura, instrumento, petição, processo, protocolo, termo, título.