O que é um texto argumentativo e expositivo?
A principal diferença entre texto expositivo e argumentativo é que, no primeiro, o escritor deve apresentar um conceito sem necessariamente defendê-lo, enquanto no segundo, é necessário defender a sua ideia com base em argumentos de modo a convencer o leitor.
O que seria um texto argumentativo?
Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois a defende.
O que é um texto expositivo exemplo?
São exemplos de texto expositivo: o artigo especializado em que um cientista apresenta suas descobertas; a notícia por meio da qual essas descobertas são divulgadas; uma questão em que o aluno desenvolve um tema proposto ou, ainda, a explicação oral do guia que apresenta um museu a turistas.
Quais são os tipos de textos expositivos?
Texto Expositivo
Pode ser classificado em dois tipos: expositivo-argumentativo e expositivo-informativo.
Qual é a estrutura do texto argumentativo?
A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem.
São exemplos de textos argumentativos?
Exemplo: Alguém que defenda o veganismo, consegue produzir um bom texto argumentativo se já conseguir se defender das possíveis objeções contrárias ao tema. Nesse caso, as objeções poderiam ser a falta de nutrientes em uma dieta, problemas econômicos gerados pela queda da produção agropecuária, entre outros.
Como fazer um texto expositivo exemplo?
Passo a passo para fazer um excelente texto expositivo!
- Saiba qual é o tema do seu texto. ...
- Saiba a quem você se dirige. ...
- Se organize em relação a estrutura. ...
- Tome cuidado na hora de escrever. ...
- Faça uma revisão final.
O que é um texto explicativo?
O texto explicativo consiste em um gênero textual que faz compreender um problema da ordem do saber. A partir do problema apresentado, um sujeito comunica a seu interlocutor a solução, modificando-lhe a percepção anterior.
Como se começa um texto argumentativo?
Como já foi dito, o início deve apresentar o assunto que será abordado ao longo do conteúdo. Além disso, deve motivar a pessoa a dar continuidade à leitura. Portanto, deve-se iniciar a redação com clareza.
Qual é a estrutura de um texto expositivo?
O texto expositivo pode seguir o modelo tradicional de estruturação textual, construído pela lógica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Embora a estrutura seja importante, o fundamental é que o texto trabalhe com a exposição detalhada do assunto.
Qual a importância do texto expositivo?
Resposta. Resposta: O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. ... É importante, ainda, que o texto expositivo apresente dados verídicos e comprováveis.
Como se começa um texto expositivo?
Estrutura de um texto expositivo
A primeira parte de qualquer texto deve introduzir o leitor ao tema que vai ser exposto em seguida. Na introdução de um texto expositivo também deve apresentar-se a temática principal de uma maneira simples e prática para orientar e situar o leitor no texto.
Quando surgiu o texto expositivo?
no Brasil na década de 1970. Nesse período, a principal preocupação dessa corrente era descrever os fenômenos sintético-semânticos presentes nos enunciados. Na década de 1970, muitos linguistas se preocuparam em construir uma gramática de texto, pois havia sentenças que a gramática de frase não conseguia explicar.
O que é um texto expositivo e informativo?
O texto informativo-expositivo tem por finalidade a transmissão clara, ordenada e objetiva de informações e indicações que digam respeito a factos concretos e referências reais. É bastante objetivo e é capaz de apresentar e explicar assuntos, situações e ideias.
Qual é o principal objetivo de um texto argumentativo?
Um texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. A opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos tendo como objetivo formar a opinião do leitor ou ouvinte e tentar convencê-lo de que a ideia defendida é correta.