O que é um termo prolixo?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Prolixo é um adjetivo que significa muito longo, extenso ou demorado. É empregado quando alguém fala ou escreve demoradamente, com o uso excessivo de palavras.

Pessoas prolixas têm o hábito de falar demais, muitas vezes utilizando palavras desnecessárias e repetindo informações. É algo bem comum em quem não sabe sintetizar seus pensamentos ou se sente inseguro em relação a ser incompreendido.

[Figurado] Grande extensão ou duração. Origem etimológica:prolixo + -idade.

5 Dicas para se comunicar com objetividade e não ser prolixo

  1. Considere a situação e as pessoas com quem estiver falando.
  2. Mantenha o foco nas informações principais.
  3. Ouça as pessoas.
  4. Respeite o tempo do outro.
  5. Evite repetir informações e argumentos.

Isso porque uma pessoa prolixa é aquela que “fala pelos cotovelos” e têm dificuldade em ser objetiva, o que pode causar uma enorme dificuldade de compreensão para as outras pessoas, perda de interesse no tópico que está sendo discutido e, de certa forma, se tornar até improdutivo.

Significado de Taciturno
adjetivo Que não fala muito; que é calado; silencioso: sujeito taciturno. Que não tem um bom humor; que expressa aborrecimento; aborrecido, chato.

1 prolixo, eloquente, facundo, loquaz, palavroso, verboso, falador, palrador, tagarela, difuso, pleonástico, redundante, difusivo, verborreico.

Que não consegue resumir uma ideia nem encurtar um pensamento: jornalista prolixo. Que se perde em explicações supérfluas, insignificantes: orador prolixo. Definido como entediante; que demora mais do que o suposto; enfadonho.

A melhor maneira de evitar a prolixidade é reconhê-la lendo suas próprias palavras a partir de um ponto de vista crítico e analítico.

A redundância, segundo o dicionário, é a insistência desnecessária nas mesmas ideias; excesso de palavras, de expressões; prolixidade, abundância. Tanto na escrita quanto na vida, também fica fácil de identificar esse famigerado vício de linguagem.

O laconismo remete à capacidade de ser breve e conciso na comunicação, usando poucas palavras para expressar as ideias ou mensagens a se expor. A origem do termo remete à Lacônia, região da Península do Peloponeso, onde se localizava Esparta. Os espartanos eram conhecidos por usarem poucas palavras para se expressar.

Demasiado é um adjetivo que qualifica aquilo que se encontra acima ou é superior ao que é considerado normal. Consiste em algo que é exagerado ou que está em excesso.

Redundante é um adjetivo de dois gêneros, utilizado para descrever algo em que as informações já tenham sido ditas, tornando-se repetitivo, em excesso. A palavra faz referência ao termo redundância, que significa o uso excessivo de palavras ou expressões similares.

Como falar com clareza e objetividade?

  1. Saiba organizar o seu raciocínio. Uma fala só será clara e objetiva se estiver bem organizada. ...
  2. Priorize informações. ...
  3. Domine a sua linguagem corporal. ...
  4. Saiba usar bem a sua voz. ...
  5. Conheça o seu público. ...
  6. Tenha claro o seu objetivo. ...
  7. Pratique!

Sempre que precisar falar em público, escreva seu discurso com antecedência, entenda os principais pontos que você vai precisar tratar e cronometre o tempo que você leva para dizer tudo que precisa, de preferência apresentando para alguém de confiança que possa comentar os pontos que você ainda precisa ajustar.

Falar com objetividade significa falar tudo o que precisamos, conquistando o que desejamos no menor tempo possível. As dicas mais importantes para você falar com objetividade são: 1 – Delimite o assunto. De maneira geral, os assuntos são abrangentes e compostos de diversos aspectos.

O que é uma pessoa ignorante:
Ignorante é uma palavra que caracteriza uma pessoa que ignora, que não tem instrução, que é estúpido, tolo, inepto, imbecil e revela falta de saber, desconhecimento e imperícia.

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

Esquecer as palavras e dar o "branco" são sinais comuns de ansiedade e pode ser seu caso. Cada ansiedade tem suas peculiaridades e a partir dessas peculiaridades é possível oferecer um tratamento específico pra sua situação.